Encontro “Recomendação das Almas” e formatura da oficina de tambor “Do Couro ao Tambor, de Aré e ao Alujá” estão nos próximos dias de programação do 3º Festival da Rede de Sabedoria, que serão marcados também por cinema e música.
No próximo sábado (13 de dezembro de 2025), a partir das 15 horas, o Colégio Rosa recebe o Encontro Recomendação das Almas, que consiste na roda de conversa entre os grupos de São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e do território do Taquarussu do Bonsucesso, de Monte Carlo. Logo após, será exibido o documentário “Terra Cabocla” (Plural Filmes), seguido de rezas cantadas e encerrando com café com mistura colaborativo.
O documentário retrata a vida de um povo simples, de crenças e rituais tradicionais que habita a região do Planalto Catarinense. Símbolos de uma forte resistência cultural, os caboclos enfrentaram uma guerra de extermínio há 100 anos atrás, quando sofreram severos ataques de grandes fazendeiros, do Estado e das oligarquias que estavam de olho nas terras que o grupo ocupava. Apesar da Guerra do Contestado ter quase dizimado a cultura local, o povo caboclo conseguiu se reerguer e mantê-la viva até os dias atuais.
Já na terça-feira (16), é a vez da formatura da Oficina de Tambor “Do Couro ao Tambor, de Aré e ao Alujá”, com apresentação do Percoral. A atividade acontece na sede da Matakiterani, no Antigo Seminário, às 19h30.
“A formatura será dos participantes da oficina de tambor, que aconteceu durante o segundo semestre de 2025, com apresentações dos formandos. O Percoral, grupo que mistura voz e percussão em suas apresentações, vai encerrar as comemorações deste dia”, comenta o produtor do evento, Adilson Freitas.
SOBRE O FESTIVAL | O evento celebra os saberes e fazeres de tradição oral do Planalto Catarinense, vinculadas à Rede de Sabedoria, uma articulação composta por detentores, praticantes e disseminadores de práticas da cultura cabocla do território, como os povos de terreiros, as devotas e os devotos de São João Maria e a Recomendação das Almas.
Criada em 2007 pela Associação Cultural Matakiterani, a Rede de Sabedoria é referência na promoção das práticas de tradição oral e no fortalecimento das mestras, dos mestres e dos coletivos que vivem e preservam esses saberes.
O 3º Festival da Rede de Sabedoria é executado pela Maximus Produção Cultural, com apoio da Associação Cultural Matakiterani, Sesc e Uniplac. Realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
SERVIÇO
O quê? Encontro Recomendação das Almas e exibição do filme “Terra Cabocla” (Plural Filmes)
Quando? 13 de dezembro (sábado), às 15 horas
Onde? Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa)
Classificação etária: Livre
O quê? Formatura da Oficina de Tambor “Do Couro ao Tambor, de Aré e ao Alujá”, com Apresentação do Percoral
Quando? 16 de dezembro (terça-feira), às 19h30
Onde? Sede da Matakiterani (no Antigo Seminário)
Classificação etária: Livre
Para conferir a programação completa, que acontece até 20 de dezembro, acesse https://matakiterani.org/rededesabedoria3/
Texto: Núbia Garcia – Fotos: Entrevista com dona Ezanir Prates (Crédito: Plural Filmes)
Recomendação de Almas do Grupo Renascença Cabocla Crédito: Adilson Freitas)