Novos diretores das escolas municipais de Lages tomam posse

Por Luiz Del Moura

Os novos diretores assumem para uma gestão de quatro anos (2024 – 2028) sob nova legislação em vigor que contempla critérios de mérito e desempenho para atuarem nas unidades municipais de ensino

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, empossou os novos diretores escolares do Sistema Público Municipal de Ensino. Diretores homologados nas 03 etapas e assumiram as vagas após a realização de processo seletivo para a escolha dos dirigentes. A solenidade de assinatura do Termos de Compromisso e Recebimento da Portaria de Designação e posse ocorreu na tarde desta sexta-feira, 28, nas dependências do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Câmpus Lages. O evento contou com a presença de várias autoridades municipais.

O prefeito Antonio Ceron parabenizou os novos diretores, que assumem para uma gestão de quatro anos (2024 – 2028) sob nova legislação em vigor que contempla critérios de mérito e desempenho para atuarem nos CEIMs – Centros de Educação Infantil Municipal, EMEBs – Escolas Municipais de Educação Básica e EMEFs – Escolas Municipais do Ensino Fundamental do Campo. Em seu discurso, Ceron lembrou alguns avanços da educação pública municipal, dentre elas, a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ainda com muitos desafios, os resultados alcançaram melhorias significativas. “Esse avanço não é mérito do prefeito, mas das nossas professoras e professoras”, pontuou.

A secretária Municipal da Educação, professora Ivana Michaltchuk, falou sobre a importância do ato. “Hoje, concretizamos um processo que exigiu muita dedicação, ousadia e coragem de transformar. Foram horas e horas de estudo da legislação, planejamento e, por fim, todo um movimento específico para a publicação da documentação oficial, a elaboração e apresentação dos planos de gestão, as assembleias nas comunidades e por fim a homologação de todas as etapas”, destacou.

“Parabenizo e agradeço (as diretoras) por aceitarem o desafio de realizarem conosco essa missão de fazer a diferença em cada unidade de ensino, consequentemente na vida e na aprendizagem de cada criança e cada estudante da educação municipal. Vocês passaram por um processo rigoroso e detalhado, que avaliou não apenas suas habilidades e competências, mas também o comprometimento e visão de futuro da educação pública. Por desejo próprio, sem dúvida trabalharão na busca de resultados que priorizam o ensino, a aprendizagem e a humanização dos processos educativos, frisou a secretária, agradecendo também a toda a comunidade que participou ativamente da votação e da escolha dos projetos de gestão. A democracia inicia-se nos espaços educativos, reafirmou.

Entenda

O processo de seleção e escolha dos gestores escolares foi realizado em etapas, que avaliaram o mérito e desempenho da candidata/o, de acordo com as regras estabelecidas na lei 4.681 de 28 de setembro de 2003, no decreto municipal 20.577 e no Edital 001/2023, que regulamentaram o certame. Entre os requisitos para disputar o pleito, a candidata/o precisava ser professora/o efetiva/o do quadro do magistério municipal no mínimo 5 anos e possuir certificado de curso de gestão escolar.

Entre as etapas do processo, cada candidato (a) teve que apresentar seu Plano de Gestão Escolar (PGE), entre outros documentos que comprovassem mérito e desempenho. Os PGEs norteiam os principais processos e procedimentos da gestão educacional. Eles foram submetidos à apreciação e aprovação da Comissão Central de Acompanhamento do Processo (CCAP), um colegiado criado especialmente para conduzir o processo e as assembleias de votação pela comunidade escolar nas unidades de ensino, garantindo o processo de gestão escolar democrática.

Texto: Adecir Morais

Fotos: Fabio Pavam

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