Oficinas de gastronomia promovem os produtos de origem regional

Por Luiz Del Moura

Incentivar a utilização de produtos regionais, valorizar o trabalho da produção familiar e oportunizar o surgimento de novos negócios, especialmente voltados ao turismo, são alguns dos objetivos da Agência da Região dos Lagos (Adrel), que está realizando oficinas gastronômicas para pessoas que atuam em pousadas, restaurantes, hotéis e equipamentos com atuação turística.

Nesta terça-feira (14), a capacitação aconteceu na cozinha da Epagri de Capão Alto, com cerca de 25 pessoas. Sob orientação do chefe de cozinha, Andrigo da Silva, os participantes desenvolveram três pratos: Parpadelle ao Ragu de Linguiça Campeira; Raviolli de Ricota e Pinhão Moído ao Molho do Chef com Filé de Alcatra Grelhada e Ceviche de Tilápia com Butiá e Maracujá com Flores Comestíveis.

“A essência dessas oficinas não são as receitas, mas o emprego de produtos que valorizam a cultura regional. O segredo aqui é produzir pratos que tenham na sua base, aquilo que temos disponível na região, como o pinhão, a linguiça campeira e o butiá, por exemplo. Valorizar os produtos regionais enriquece a gastronomia e melhora a renda das pessoas”, explicou o chefe Andrigo da Silva.

A secretária executiva da Adrel, Elisa Lima, disse que as oficinas são oferecidas gratuitamente e comportam cerca de 30 pessoas por turma. “Acreditamos que capacitar as pessoas vai resultar em mais renda às famílias e ajudar a prosperar os negócios em todos os equipamentos da região dos lagos, além de incentivar que outros empreendimentos aconteçam nesta região”.

No primeiro momento da oficina, o chefe realizou um bate-papo e falou sobre a importância dos produtos regionais na gastronomia. Em seguida, chamou os participantes para pôr a mão na massa, literalmente. Por fim, teve a degustação e avaliação dos pratos entregues pelo grupo.

Etapas das Oficinas

Esse modelo de oficina de capacitação gastronômica iniciou em Vacaria (RS), em parceria com os municípios de Pinhal da Serra, Esmeralda e Monte Alegre, no dia 07 de maio. Na ocasião participaram também, os chefes Marcelo Capelli, da Vinícola Campestre; Chefe Rafael Zacchi, da Casa Blanca Bistrô e três extensionistas da Emater-RS.

A segunda etapa foi no dia 09 de maio, em Brunópolis. O Parque Pegoraro disponibilizou a cozinha e tilápia fresca para a oficina. O secretário executivo da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), Luciano Angonese, e o prefeito de Brunópolis, Volcir Canuto, também estiveram presentes.

Agora, em Capão Alto, a oficina teve participação de donos de equipamentos turísticos de São José do Cerrito, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Urupema e Lages. O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, e o diretor executivo do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), Selênio Sartori, acompanharam a oficina e puderam degustar os produtos.

“Surpreendente a qualidade dos produtos regionais e como eles podem ser trabalhados. Esse é um importante passo para fomentar os negócios e promover o desenvolvimento sustentável”, comentou Walter Manfroi.

Texto: Onéris Lopes

Leia também

Deixe um comentário

5 × cinco =