Políticas públicas de assistência social são debatidas durante seminário estadual sediado em Lages

Por Luiz Del Moura

Ao longo de três dias serão debatidos temas voltados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), com conferencistas renomados e gestores de assistência social de todo o Estado

Lages sedia, nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10), o XIII Seminário Estadual da Política de Assistência Social. O evento, com mais de 700 inscritos, é voltado para gestores e contadores do fundo municipal de assistência social de todo Estado, e acontece no Centroserra Convention Center, no período matutino e vespertino.

O seminário é realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) e pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), em parceria com a Prefeitura de Lages e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

A abertura oficial, nesta quarta-feira, contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social de Lages, Cláudia Regina Bassin e do vice-prefeito Juliano Polese, além de colaboradores e usuários do Suas, prefeitos, membros de conselhos estadual e municipais de assistência social e entidades socioassistenciais. “Será uma experiência enriquecedora e produtiva. Precisamos garantir os recursos todos os meses e não ficarmos à mercê de verbas pontuais, para que todos os serviços possam ser prestados com qualidade à população. Aqui vamos buscar novas alternativas e entender melhor todas as políticas voltadas à assistência social, para que as pessoas possam sentir-se mais confortáveis e valorizadas, sabendo que todos os seus direitos estarão garantidos”, comenta o vice Juliano Polese.

Ao longo destes três dias serão debatidos temas voltados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), como “Inclusão e democracia”; painel temático sobre situações de calamidade e emergência; a relação teórica e prática no atendimento no Suas; Serviços Socioassistenciais com ênfase para a proteção social especial de média complexidade no Suas, entre outros assuntos de suma importância para o bom andamento do sistema.

Serão destacados durante o evento, as quatro principais vertentes dentro das políticas públicas da assistência social, que são a segurança alimentar; os direitos humanos; direito à habitação e assistência social.

Conferencistas de renome compartilham seus conhecimentos

O evento recebe conferencistas renomados em nível nacional. Entre eles está um dos mais aguardados com sua palestra, Vicente de Paula Faleiros, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (SP), graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto, doutorado pela Université de Montreal e pós-doutorados pela EHESS – Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e Université de Montréal.

Também participou do seminário, Valdiosmar Vieira Santos, atual secretário municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, no município de Lagarto/Sergipe, e vice-presidente do Coegemas de Sergipe.

E Rosângela da Silva Ribeiro, assistente social formada pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Educação para os Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, Consultora na área da Política de Assistência Social na Confederação Nacional de Municípios (CNM) e GESUAS.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

15 − thirteen =