Gestão com foco em desenvolvimento urbano sustentável tem permitido executar e concluir projetos de infraestrutura por toda a cidade
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura atingiu a marca de 10 mil toneladas de massa asfáltica aplicadas no perímetro urbano só nestes primeiros sete meses de gestão. Ao contabilizar o resultado, os investimentos na área também impressionam: foram destinados R$ 5,5 milhões para a compra da matéria-prima.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, destaca a importância do balanço alcançado. “O desenvolvimento urbano sustentável, com participação da comunidade, tem sido uma das prioridades da prefeita Carmen Zanotto. E ter recursos assegurados, com parte do orçamento público voltado a essas necessidades, tem sido fundamental para conseguirmos executar e finalizar melhorias por toda a cidade”, avalia.
Projetos finalizados
Os serviços são executados com maquinário e equipes operacionais próprias municipais e abrangem diversas atividades. A operação tapa-buraco, por exemplo, já percorreu mais da metade dos bairros de Lages e foi o destino de 3,5 mil toneladas de massa asfáltica. Enquanto os trabalhos de recapeamento e reperfilagem estão próximos de completar 15 vias entregues e correspondem à maior parte do material empregado: 6,5 mil toneladas.
Entre os projetos recém-executados está a reperfilagem das ruas Mário Grant, no Centro, e Amazonas, no bairro São Cristóvão. Atualmente estão em execução as ruas Piauí e Bahia, também no São Cristóvão, porém a lista é longa e inclui melhorias em diversas regiões da cidade. Intervenções já aconteceram em trechos da rua Bruno Luersen (Penha), da avenida Luiz de Camões (Conta Dinheiro), e da avenida Dom Pedro II (na altura do colégio Industrial de Lages). Também nas ruas Soli Reis e Braulio Francisco Honório (Boqueirão); no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera e nas ruas adjacentes: Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior; e nas ruas Coronel Sotero Rocha e Marechal Rondon (nas proximidades do 1º Batalhão Ferroviário de Lages).
Recapeamento ou reperfilagem
O que difere o recapeamento da reperfilagem é a técnica de execução. Para o recapeamento uma das etapas é a fresagem (raspagem, com maquinário específico, dos pontos em que há maior desgaste, para retirada da espessura indicada e construção da nova base asfáltica). Já a reperfilagem se encaixa em vias que estão deterioradas superficialmente (distribuição de camada fina de asfalto usinado a quente, para corrigir imperfeições, tendo em vista que a estrutura de base e sub-base que antecedem o asfalto continua com a qualidade e densidade esperadas).
Usina de Asfalto
O fornecimento de massa asfáltica se dá através de uma parceria firmada com a usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), que atende os 18 municípios da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures). O empreendimento opera em um terreno da Prefeitura de Lages, em uma área de cerca de sete mil metros quadrados. Já a capacidade de produção é de 120 toneladas de asfalto por hora, ou 800 toneladas ao dia. Para se ter uma ideia, o número diário é o equivalente para executar um quilômetro de asfalto.
A parceria também é positiva no quesito financeiro. O convênio vem permitindo adquirir massa asfáltica com economia estimada em aproximadamente 30% em comparação aos valores praticados atualmente no mercado.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação