Primeiro trecho da avenida Belizário Ramos com revitalização pavimentada recebe pinturas horizontais de sinalização de trânsito

Por Luiz Del Moura

Outra notícia é a instalação de guard-rails, em uma extensão de 1.200 metros, desde o ponto da Carahá, na rótula de acesso ao Clube Caça e Tiro, até a ponte de acesso à rua Álvaro Neri dos Santos (Habitação), nos dois sentidos da via

Com tempo estável de Sol, servidores da Diretoria de Trânsito (Diretran) estão operacionalizando os serviços de pintura de sinalização de trânsito no primeiro trecho com a pavimentação asfáltica executada na avenida Belizário Ramos (Carahá), nos pontos entre os bairros Habitação, Bom Jesus e Caça e Tiro, até a confluência com a rua Cirilo Vieira Ramos, sentido à rótula de acesso ao Clube Caça e Tiro 1º de Julho. A mobilização iniciou na manhã desta quinta-feira (8). Aos motoristas recomenda-se atenção redobrada, pois o tráfego está interditado a partir da ponte do rio Carahá no cruzamento entre a avenida Carahá e a rua Álvaro Neri dos Santos, a principal situada no bairro Habitação.

Os trabalhos devem ser prolongados até a próxima semana. Pinturas executadas com caminhão de pintura locado/Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), pertencente à empresa Sinalceu Sinalização Viária, de Pinhais (PR).

O conjunto de tarefas em ambos os lados da via compreenderá a pintura horizontal de faixas contínuas como demarcação de sinalização para divisão entre as pistas de rolagem de veículos e áreas de estacionamento público no sentido ao Clube Caça e Tiro, na cor branca; pintura de faixa tracejada de sinalização entre as duas pistas de rolagem propriamente ditas, na cor branca; pintura de áreas de estacionamento (meios-fios), na cor branca; pintura de áreas limitantes de estacionamento com aviso de existência de garagem residencial, na cor amarela; pintura de áreas de ciclovia, na cor vermelha, e implantação de placas verticais de sinalização, a exemplo de “Pare” e ilustrações.

As pinturas serão executadas em percurso estendido, da rótula de acesso ao Clube Caça e Tiro até a intersecção com a rua Frei Gabriel, totalizando cinco quilômetros, considerados os dois sentidos (ida e volta). No mesmo sentido da pintura desenvolvida atualmente está em execução a implantação de passeios públicos (calçadas) em paver.

Outra novidade refere-se à instalação de defensas metálicas, popularmente conhecidas como guard-rails, em uma extensão de 1.200 metros, assinalados os dois sentidos (ida e volta), consistindo desde o ponto da avenida Belizário Ramos (Carahá), na rótula de acesso ao Clube Caça e Tiro, até a ponte de acesso à rua Álvaro Neri dos Santos, no bairro Habitação. A instalação terá início tão logo seja assinado o contrato firmado entre a prefeitura de Lages e a empresa vencedora do certame licitatório, a lageana JC Sinalização Ltda.

Os operários atuam na pintura em ritmo condizente com as demandas e no intuito de atenuar, ao máximo, os eventuais transtornos ao funcionamento de rotina da cidade. “A sinalização é de extrema relevância, pois orienta os motoristas, organiza o fluxo, humaniza o sistema, evita acidentes e fortifica a prevenção e conscientização, bem como a avenida está com sua estrutura e mobilidade restauradas”, ressalta o executivo da Diretran, Newton Silveira Junior.

Entenda sobre a reurbanização da Carahá

A reurbanização da avenida Belizário Ramos (Carahá), no trecho entre as pontes das ruas Álvaro Neri dos Santos e Cirilo Vieira Ramos, na divisa do bairro Bom Jesus com os bairros Habitação e Caça e Tiro, passou pela implantação e alinhamento dos meios-fios na pista à direita do curso do rio Carahá anteriormente ao asfaltamento.

As obras básicas realizadas neste trecho são a terraplanagem, implantação de sistema de drenagem pluvial, melhorias gerais e serviços de manutenção da rede distribuidora de água potável, e preparação do leito da via para a pavimentação asfáltica já concluída no local.

A extensão das duas pistas de rolamento da avenida totaliza 1.187,48 metros (602,35 metros à direita e 585,13 metros à esquerda do curso do rio). O projeto previu a implantação de faixas, em ambos os lados, com 13 metros de largura, dos quais 3,5 metros para ciclovia, mais 2,5 metros para estacionamento. E passeios públicos (calçadas), construídos em paver, com 2,5 metros de largura.

Além disto, o projeto prevê, ao longo da extensão do trecho, instalação de novo sistema de iluminação pública, com ênfase para as novas luminárias e lâmpadas Diodo Emissor de Luz (LED).

A execução deste projeto viário conta com recursos repassados pelo Governo do Estado, a partir de convênio com a prefeitura de Lages, a qual aporta recursos públicos em contrapartida aos investimentos. As obras são executadas por empresa contratada pela prefeitura, em licitação pública, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras.

Texto: Daniele Mendes de Melo, com colaboração de Iran Rosa de Moraes

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

onze − 10 =