Sistema de videomonitoramento no trânsito de Lages inicia a fiscalização com autuações na segunda-feira (13)

Por Luiz Del Moura

Será autuada qualquer infração que seja captada pelas câmeras, que estejam dentro da legislação de trânsito, como o não uso do cinto de segurança, utilização do celular enquanto dirige, avanço do sinal vermelho, excesso de velocidade, entre outras que cabem multa conforme sua especificação

O executivo de Trânsito da Diretran, órgão ligado à Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Lages, Newton Silveira Júnior, confirmou que na segunda-feira (13 de março) inicia de maneira efetiva a fiscalização, e consequente autuação, no trânsito do município, por meio das 187 câmeras do sistema de videomonitoramento.

Placas indicativas orientam e informam a comunidade em geral, principalmente motoristas, de onde estão instaladas estas câmeras. São 100 câmeras monitoradas pela Polícia Militar e 87 aos cuidados dos agentes de trânsito, da Diretran. No total são 187 câmeras. Estes equipamentos estão instalados em pontos estratégicos da cidade, como as avenidas Santa Catarina, Camões, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Praça Joca Neves, ruas centrais, entre outros locais de grande circulação.

O objetivo é aumentar o gerenciamento do trânsito e torná-lo mais seguro. Os equipamentos, instalados desde o ano passado, fazem parte do programa “Lages Mais Segura” implantado pela Prefeitura de Lages, através da Diretran, em parceria com a Polícia Militar por meio de convênio.

Com prioridade à segurança no trânsito, as imagens captadas, das 87 câmeras da Diretran, serão acompanhadas em tempo real na central da Diretoria de Trânsito e na Secretaria da Segurança Pública. As imagens também serão armazenadas para uso da Polícia Militar.

Será autuada qualquer infração que seja captada pelas câmeras, que estejam dentro da legislação de trânsito, como o não uso do cinto de segurança, utilização do celular enquanto dirige, avanço do sinal vermelho, excesso de velocidade, entre outras que cabem multa conforme sua especificação.

 

Texto: Ari Junior / Colaboração de Aline Tives

Foto: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

dezoito − 17 =