O programa já atendeu mais de 80 instituições de ensino do município, alcançando a mais de três mil estudantes
O PSE foi criado em 2007 e trata-se de uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que visa a promoção da Saúde e da Educação integral dos estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como a prevenção de doenças e agravos que comprometem o pleno desenvolvimento dos educandos.
Em Lages, o programa já atendeu mais de 80 instituições de ensino, alcançando mais de três mil estudantes e integra ações de saúde e educação com foco em 14 temáticas, sendo cinco delas prioritárias. Alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e saúde mental.
A secretária da Saúde, Susana Zen, destaca que a adesão ao PSE representa um passo importante para promover uma educação mais saudável e inclusiva na cidade. “A articulação entre as escolas e a rede de saúde é um pedido da nossa prefeita, Carmen Zanotto, que reforça que a prevenção e os cuidados com nossas crianças são fundamentais para uma saúde de qualidade”, afirma.
No último mês, o programa promoveu diversas atividades em escolas públicas municipais e estaduais, assim como nos Ceims e foram conduzidas pelas equipes de profissionais das UBSs dos bairros Habitação, Santa Catarina, Popular, Santa Mônica, Santa Helena, Tributo e Copacabana.
Entre os 26 estados do Brasil, Santa Catarina está entre os 18 que possuem 100% de adesão ao PSE, o que significa o reconhecimento pelo estado de que a escola é um segmento estratégico na Atenção Primária à Saúde. Em Lages, as atividades seguirão até o final do ano letivo, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde e o cuidado com os estudantes da rede pública.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação