Projeto de Bandas e Fanfarras amplia o número de estudantes atendidos no Sistema Municipal de Educação de Lages

Por Luiz Del Moura

O projeto atende estudantes de oito a 17 anos. É desenvolvido em parceria entre a Fundação Cultural de Lages e a Secretaria Municipal da Educação

A Prefeitura de Lages ampliou o número de estudantes atendidos pelo Projeto de Bandas e Fanfarras. Até o ano passado, as ações eram desenvolvidas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Aline Giovana Schmidt e Santa Helena. Este ano, porém, outras duas escolas, as EMEBs Professor Antônio Joaquim Henriques e Nossa Senhora dos Prazeres, passaram a ser atendidas, totalizando, dessa forma, 170 estudantes beneficiados.

O projeto atende estudantes de oito a 17 anos. É desenvolvido em parceria entre a Fundação Cultural de Lages e a Secretaria Municipal da Educação. Os ensaios acontecem no contraturno escolar (após as aulas) e aos sábados, no período matutino e vespertino, e são comandados pelo maestro Rafael Machado.

As bandas e fanfarras não são utilizadas apenas em desfiles cívicos em Lages, mas também em festivais, campeonatos e apresentações em todo o Estado. Um exemplo disso é a Banda Marcial Lobos da Serra, da EMEB Aline Giovana Schmidt, que já participou em anos anteriores de campeonatos consagrando-se campeã sul-brasileira em 2018 e vice-campeã sul-brasileira em 2021, entre outros títulos.

Para o maestro Rafael, as atividades musicais são de suma importância no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “As bandas e fanfarras são de suma importância para o desenvolvimento intelectual e cultural dos nossos alunos, tendo em vista que a procura dos alunos por esta atividade cultural é muito grande”, destacou.

Texto: Adecir Morais

Fotos: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

2 × 3 =