Ao todo, 177 pacientes passaram pelas consultas pré-operatórias de catarata e foram encaminhados para cirurgia que deve acontecer no mês de maio
A ação ofereceu avaliação pré-operatória, seguindo para encaminhamento da cirurgia que deve acontecer no mês de maio, com o pós-operatório já agendado para o dia 2 de junho. O objetivo é reduzir a fila e o tempo de espera para o atendimento com o médico especialista, especialmente aos pacientes com casos mais graves.
Essa iniciativa é um exemplo do compromisso da Prefeitura em priorizar o bem-estar da população. “Nosso objetivo é reduzir ao mínimo a demanda reprimida de pacientes que precisam de atendimento oftalmológico e pretendemos aumentar o número de mutirões como esse”, afirma secretária da saúde, Susana Zen.
A moradora do bairro Jardim Panorâmico, Lorena Duarte Ribeiro, estava acompanhada do marido, Osni, e há muito esperavam pelo atendimento. “Ficamos muito felizes por nos chamarem para essa consulta, já que esperávamos pelo atendimento há um ano. Agora, estamos mais aliviados e confiantes, pois a saúde da nossa cidade está melhorando”, diz ele.
Quem esteve no mutirão e gostou do atendimento foi a moradora do Centro, Nelci Martins. Segundo sua filha, dona Nelci adora fazer tricô e crochê e espera ansiosa poder voltar a fazer os trabalhos manuais. Ela esperava pela consulta há dois anos.
Os atendimentos aconteceram desde às 7h da manhã de sábado, de forma organizada, passando pela triagem, enfermagem e médico. Todos os pacientes já haviam passado por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou pelo ambulatório especializado e estavam referenciados para uma consulta com um médico oftalmologista.
Texto e fotos: Silvana Mateus