Secretaria da Educação distribuirá dois mil quilos de pinhão às unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação

Por Luiz Del Moura

Semente, símbolo da Serra Catarinense, foi servida em seis unidades de ensino na sexta-feira (4 de abril)

No clima da abertura da colheita do pinhão em 2025, na sexta-feira (4 de abril), crianças e estudantes de seis unidades de ensino pertencentes ao Sistema Municipal de Educação degustaram a semente símbolo da Serra Catarinense. Foram 100 quilos de pinhão servidos de maneira cozida ou na forma de paçoca.

Nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) Marieta Camargo dos Santos e Noé José dos Santos, ambos no bairro Brusque, e nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Professora Belizária Rodrigues, localizada no bairro Maria Luiza, e Dom Daniel Hostin, no bairro Dom Daniel, o pinhão foi oferecido de modo cozido. Enquanto isto, na Emeb Hermínio Pinheiro Júnior, bairro do Triângulo, e no Ceim Iraci Souza Steink, bairro Popular, a semente foi preparada como paçoca de pinhão.

A partir do dia 14 de abril, o pinhão será inserido no cardápio da merenda escolar de todas as 118 unidades de ensino. Será distribuído o total de dois mil quilos até o fim da temporada.

Responsabilidade da atual gestão pública municipal em disponibilizar alimentos de qualidade e enaltecer as raízes regionais. “O pinhão é símbolo de Lages e da Serra Catarinense. Temos o compromisso de valorizar as nossas raízes e oferecer refeições de qualidade, balanceadas e com ingredientes frescos as nossas crianças e estudantes”, avalia o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.

O diretor de Alimentação, Materiais e Suprimentos Escolares da Secretaria da Educação, Alcione Donisete Mota, realça o valor nutricional e o resgate cultural, representantes da presença do pinhão na merenda escolar. “É uma semente com grande quantidade de calorias e carboidratos. Também é importante para o resgate de nossa cultura. Nossos povos originários sobreviviam durante todo o ano graças à presença da araucária e dos pinhões.”

As crianças apreciam e querem repetir o prato. Na alimentação infantil, o pinhão é um dos protagonistas no outono e inverno. “O pinhão, alimento regional e cultural de Lages, pode ser benéfico para a alimentação infantil, pois, além de ser uma excelente fonte de energia, é rico em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras. É um ótimo aliado à memória e o raciocínio, devido aos micronutrientes que auxiliam no bom funcionamento cerebral, tais como complexo B, potássio e ferro”, ressalta a nutricionista Flávia Marina.

Victor Alexandre Bitencourt, aluno do 5º ano do ensino fundamental da Emeb Hermínio Pinheiro Júnior, aprovou a novidade. “Gosto muito de pinhão. Ontem mesmo [quinta-feira] comi na minha casa.” Os alimentos são distribuídos às unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação pelo Armazém da Alimentação Escolar.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Julia Almeida e Fábio Pavan

Leia também

Deixe um comentário

catorze − cinco =