Além da proteção contra três vírus do tipo Influenza, o imunizante reduz o risco de casos graves e óbitos envolvendo a doença
Após o recebimento da primeira remessa das doses da vacina contra a Influenza, Lages irá antecipar a aplicação, que compõe o público-alvo, conforme recomendação do Ministério da Saúde, cujo calendário nacional prevê o início em 7 de abril.
Além da proteção contra três vírus do tipo Influenza, o imunizante reduz o risco de casos graves e óbitos envolvendo a doença. “Para garantir a proteção das pessoas, conseguimos adiantar o início da campanha. O objetivo da prefeitura é facilitar o acesso da população nesse momento e garantir que todos possam ser imunizados”, ressaltou a secretária da saúde, Susana Zen.
Os grupos prioritários para imunização incluem idosos 60+, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (45 dias pós-parto) e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Além de povos indígenas, quilombolas, pessoas em situações de rua, trabalhadores de saúde e educação, profissionais das forças de segurança, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiências, caminhoneiros e trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores dos correios, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A Prefeitura de Lages reforça que a vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir a influenza. No momento da aplicação da dose é necessário que os grupos convocados apresentem os documentos obrigatórios: documento pessoal Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, se possível caderneta ou comprovante de vacinação.
As doses da vacina contra o vírus da gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme cronograma a seguir:
- UBS Centenário – das 8h às 12h
- UBS Conta Dinheiro – das 8h às 12h
- UBS Pro morar/Bela Vista – das 13h às 17h
- UBS Penha – das 13h às 17h (a partir de 07 de abril de 2025
- UBS Santa Catarina – das 8h às 12h e das 13h às 17h
- UBS Várzea – das 8h às 12h e das 13h às 17h
- UBS Guarujá – das 8h às 12h e das 13h às 17h
- UBS Habitação – das 8h às 12h e das 13h às 17h
- UBS Vila Mariza – das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR) das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Cresça – das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Central de Imunização – das 8h às 12h e das 13h às 18h
- Carro da Vacina – Conforme cronograma mensal
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Iago Matias dos Santos