Solenidade marca os 113 anos da Estação Experimental da Epagri de Lages

Por Luiz Del Moura

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, representou o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, na solenidade de comemoração aos 113 anos de criação da Estação Experimental de Lages. A unidade da Epagri é referência estadual em pesquisa e extensão, especialmente na pecuária, ferrageiras e silvicultura.

O evento na manhã dessa sexta-feira (09), na sede da associação dos funcionários da entidade, contou com a presença do secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, representando o presidente, Pedro Ostetto; da prefeita de Lages, Carmen Zanotto; gerente da Estação Experimental de Lages, Marlise Nara Ciotta; diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Reney Dorow; e dos reitores de instituições de ensino superior da Uniplac, Udesc e Unifacvest.

Durante a solenidade foi formalizado um acordo de cooperação técnica para o projeto Bacia Hidrográfica Escola Vila Camboni. Guilherme Miranda Xavier, pesquisador do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), foi resposável por apresentar o projeto.

A trajetória da Estação Experimental de Lages iniciou em 1912, como Posto Zootécnico Federal. A unidade foi concebida um centro de pesquisa agropecuária, o embrião da futura criação da Epagri. Um decreto de 1910 definiu a estrutura da estação com laboratórios, campos experimentais, fazenda experimental, museu agrícola e outros. O médico veterinário, Vilmar Francisco Zardo, apresentou um relato sobre a História da Estação Experimental de Lages.

Ao longo dos anos, a estação mudou de nome e se transformou na Epagri, com um papel fundamental na pesquisa e desenvolvimento agrícola em Santa Catarina. A Epagri desenvolve parcerias e utiliza diversas estratégias para difundir conhecimento e tecnologias entre os produtores rurais, contribuindo para o avanço da agricultura no estado.

“Hoje, a Epagri é uma empresa com 1.700 colaboradores e estamos presentes em todos os municípios de Santa Catarina. Aqui em Lages, a estação experimental é uma das mais promissoras em pesquisas como de estudo de emissão de gases de efeito estufa e na integração lavoura-pecuária. E isso se deve aos investimentos que são feitos pelo governo”, disse Dirceu Leite.

A unidade da Epagri em Lages, tem um papel fundamental em estudos voltados para a pecuária e a vocação regional. Abrange como principais linhas de pesquisa as áreas de plantas forrageiras, gado de corte e de leite, recursos genéticos, sanidade animal e reprodução animal, além de recursos florestais. Os convidados do evento ainda puderam fazer um passeio pelo campus da Estação Experimenta, onde são realizadas pesquisas e extensão.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação | Amures

Leia também

Deixe um comentário

um × 5 =