No ano passado a Ação Lages Em Busca do Lixo Zero esteve em 16 regiões da cidade, abrangendo 100% do município
Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13 de janeiro) a população dos bairros Caravágio, Ferrovia e regiões próximas se mobilizaram em participar ativamente das atividades da Ação Lages Em Busca do Lixo Zero. A concentração dos trabalhos foi em frente à sede da Associação Lageana de Assistência ao Menor (ALAM). Esta foi a primeira ação do ano de 2023. O prefeito em exercício Juliano Polese prestigiou o evento.
Durante esta semana equipes da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente intensificam os trabalhos de recolhimento dos equipamentos eletrônicos sem serventia, móveis usados, entulhos ou qualquer outro tipo de resíduo sólido.
Parcerias
O evento conta com parcerias. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca fez a distribuição de mudas de hortaliças para a comunidade. Foi realizada também a distribuição de mudas de arvores nativas e frutíferas.
Já a Secretaria de Obras executa os serviços de patrolamento, melhorias no sistema de drenagem das vias para escoamento das águas das chuvas, colocação de pedra brita (bica corrida) e a desobstrução de bueiros.
A Ação Lages em Busca do Lixo Zero é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Rádio Clube de Lages. Tem a parceria das Secretarias de Agricultura e Pesca e Obras, além da empresa Eco Centro Sul.
As próximas regiões que irão receber a Ação Lages Em Busca do Lixo Zero são: Caroba e Cristal.
Resultados em 2022
No ano passado a Ação Lages Em Busca do Lixo Zero esteve em 16 regiões da cidade, abrangendo 100% do município.
O total de material recolhido correspondeu a 12 caçambas carregadas de pneus; 80 caçambas de móveis velhos, sofás entre outros; 10 caçambas de eletrônicos e 95 caçambas de entulhos como: resto de construções, madeiras e galhos.
Texto: Ari Junior
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho