A Prefeitura de Lages, por meio da Defesa Civil e demais Secretarias Municipais continua com o trabalho de auxílio, monitoramento e prevenção às comunidades afetadas pelas chuvas volumosas dos últimos dias.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco), no último relatório expedido pelo órgão às 22h43, de terça-feira (3 de maio) o total de acumulado das chuvas nas últimas 48 horas é de 175,2mm.
Com relação ao nível do rio Carahá, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), informa às 8h35, dessa quarta-feira (4), 4,65 metros acima do considerado normal e registrado pelo pluviômetro da estação.
O relatório mais atualizado da Defesa Civil Municipal mostra ainda que foram realizados 81 atendimentos pelas equipes, sendo: alagamentos, transbordamento de córregos, deslizamento de terras, destelhamentos, quedas de muras e árvores, regate e locomoção entre outros. Agora, são 324 pessoas afetadas diretamente pelas chuvas em Lages.
Os bairros mais afetados pelas chuvas, até o momento, são: Santa Catarina, Habitação, Vila Nova, São Luiz, Santa Helena, Novo Milênio, Araucária, Caça e Tiro, Várzea, Santo Antônio, Santa Clara, Promorar, Bom Jesus, Centenário, Guadalupe, Caravágio, Caroba, Tributo, Morro Grande e Petrópolis.
Até o momento não foi necessária a ativação de abrigos. Nove pessoas, por questões de segurança, estão em casas de amigos e parentes. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Qualquer emergência devido às chuvas e temporais a comunidade pode entrar em contato direto com a Defesa Civil Municipal nos telefones: 9 8406 4037 ou 199.
Texto: Ari Junior
Fotos: Divulgação/Defesa Civil