25 toneladas semanais de resíduos vegetais transformados em compostagem
O material gerado tem diversas finalidades. Grande parte é utilizada na compostagem aos hortos de flores e à agricultura, e auxilia no cultivo de hortaliças e plantas ornamentais.
Este composto está disponível também para doação à população. Os interessados em retirar o produto devem comparecer ao Horto Municipal das Flores, localizado na rua Elzeário Prudente Vieira, no bairro Caça e Tiro, levando um veículo e um responsável para o carregamento da quantidade desejada.
Sensibilização ecológica disseminada do Poder Público à comunidade. “Além de contribuir para o embelezamento da cidade, com a manutenção dos canteiros e espaços públicos, esta ação garante a reutilização de resíduos que antes poderiam ser descartados sem aproveitamento. É uma iniciativa sustentável que beneficia diretamente a comunidade e o meio ambiente”, ressalta o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Corbellini.
O composto produzido a partir da trituração dos galhos é amplamente utilizado nos canteiros e jardins públicos, como os da avenida Presidente Vargas, rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica) e Praça dos Bandeirantes (avenida Marechal Floriano). Contudo, sua principal aplicação ocorre na produção de hortaliças, e reforça o compromisso da Prefeitura com o reaproveitamento dos recursos naturais e a sustentabilidade.
A iniciativa reforça a preocupação ambiental do Município e promove a conscientização sobre a importância do descarte correto e da reutilização de materiais orgânicos. A população pode colaborar ao encaminhar corretamente os resíduos vegetais, e assegurar, à cidade de Lages, a continuidade dos benefícios deste ciclo de reaproveitamento. Os moradores que desejarem o recolhimento de galhos em sua residência podem efetuar a solicitação à Secretaria por telefone: 3019-7472.
Texto e fotos: Allan Borges