“Trabalhamos para garantir quantidade e qualidade na água fornecida na região”, afirma Soncini em evento do PRH

Por Luiz Del Moura
A empresa HRA Engenharia e Meio Ambiente promoveu a divulgação do diagnóstico obtido na primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos Canoas-Pelotas.

Com a participação de representantes municipais do Vale do Contestado, Meio Oeste e Alto Vale do Rio do Peixe, o Plano de Recursos Hídricos (PRH) Canoas-Pelotas, realizou o segundo evento de divulgação do diagnóstico, encaminhando para a finalização da primeira etapa. Na sequência, os dados passarão por análise e aprovação do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP) composto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde e do Comitê de Bacias Hidrográficas Canoas-Pelotas. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Curitibanos, na tarde desta terça-feira (28).
A apresentação do evento contou com a participação do sócio da HRA Engenharia e Meio Ambiente, empresa executora do PRH Canoas-Pelotas, Éder Alexandre Schatz Sá. “Nós trouxemos nesse evento dados voltados para a disponibilidade de água e a demanda da região. Esses dados foram obtidos ao longo da primeira etapa, fazendo parte do diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos”. Os próximos passos contemplam o prognóstico e o plano de ações.
O engenheiro civil e integrante da Câmara Técnica Institucional (CTI) do Comitê, Roberto Soncini, destaca que o evento e o plano são relevantes para as regiões contempladas. “Nós precisamos ter um plano que gerencie os recursos hídricos de forma eficiente e democrática e que seja disponibilizado com formato transparente e de fácil entendimento para todos”.
Com o objetivo de disciplinar o uso das águas existentes nas bacias dos rios Canoas e Pelotas, “o Comitê trabalha para que esse plano possa fornecer o pleno funcionamento da sociedade e das indústrias, sem sofrer com os períodos de estiagem e falta de água”, finaliza Soncini.
Esse foi o segundo evento previsto no cronograma do PRH referente a divulgação do Diagnóstico. O primeiro aconteceu na última quarta-feira (22), em Lages, com a celebração do Dia Mundial da Água. Na sequência, os dados passarão por análise dos órgãos competentes e posterior validação em reunião virtual. De forma presencial, as próximas etapas contam com oficinas voltadas à elaboração do prognóstico.

Por Jeniffer Thomaz e Luan Turcati 

Leia também

Deixe um comentário

19 + onze =