Acessibilidade no Poder Legislativo

Por Luiz Del Moura

A Câmara Municipal de Lages é o primeiro órgão público do Brasil a adotar um sistema inovador de acessibilidade aos surdos! O Signum Web é um web aplicativo que disponibiliza de intérpretes de libras em tempo real, através de uma chamada de vídeo. São mais de 200 profissionais cadastrados, prontos para atender a chamada.

Para ter acesso ao serviço, é só apontar a câmera do celular para o QR code, disponível tanto na recepção, quanto nos gabinetes dos vereadores, não sendo necessária a instalação. Logo na entrada da Câmara, os funcionários irão realizar a conexão com o navegador, e conduzir ao local certo. Depois é só utilizar o aplicativo via web para intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes.

“Desde quando assumimos a presidência, tínhamos como objetivo atender as demandas da Câmara de Vereadores, sendo uma delas a acessibilidade aos surdos, tornando a Casa do Povo ainda mais inclusiva e acessível a quem necessita desses serviços”, afirma o presidente da Câmara de Lages, Jean Felipe (Progressistas).

Além disso, todas as sessões ordinárias do Legislativo Lageano contam com um intérprete de libras, para facilitar a comunicação entre a comunidade surda.

Julia Adhara – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

cinco × dois =