Apresentado o calendário de atividades do programa “Jovem Vereador”

Por Luiz Del Moura

Na tarde de segunda-feira, 4, a presidente da Escola do Legislativo da Serra, vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), apresentou aos assessores dos parlamentares da Câmara de Lages as datas e o cronograma de eventos que serão desenvolvidos junto aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das instituições de ensino da rede pública e privada do município. O objetivo do programa é estimular a participação dos jovens, ouvindo suas ideias e sugestões, sob a orientação dos legisladores e colocar em prática a vivência da Casa das Leis.

Os vereadores mirins possuem idades entre 11 e 14 anos. Divididos em duas turmas, cada uma delas acompanhará, uma vez por semana, a rotina diária dos gabinetes e dos parlamentares, conhecerão os procedimentos em relação à tramitação de matérias e as atribuições do Poder Legislativo. Entre os dias 18 e 19 de abril acontecem as eleições dos representantes de cada escola. Os nomes serão apresentados à Câmara no dia 25 e os jovens tomam posse três dias depois, em 28 de abril. A partir daí, se iniciam as produções das matérias legislativas por parte dos vereadores mirins e são preparadas suas pautas para a sessão especial do Jovem Vereador de Lages, que será realizada em 14 de julho.

Segundo Katsumi, os trabalhos visam contribuir com a politização dos futuros formadores de opinião, aproveitando a fase de energia e curiosidade que marcam as suas características pessoais. “Esses jovens estão cheios de vontade, querem entender o processo, estão com gás e muitas ideias. Este é o momento que podemos compartilhar ensinamentos, mostrar a importância e despertar o interesse deles na participação política”, concluiu a presidente da Escola do Legislativo.

Fotos Victor Liz/Por Alex Branco – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

cinco + quinze =