Florianópolis, 10 de julho – A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa comemora o sucesso dos primeiros 30 dias de trabalho, durante os quais a equipe tem se dedicado a visitar escolas da região com o objetivo de orientar os alunos sobre os perigos das drogas. Mais de 2500 estudantes já tiveram a oportunidade de participar dessas ações educativas, que foram realizadas nas cidades de São Cristóvão do Sul, Otacílio Costa, Ponte Alta, Bocaina do Sul, Bom Retiro e Rio Rufino.
Os representantes do parlamento catarinense têm utilizado recursos visuais, palestras, dinâmicas de grupo e atividades lúdicas para envolver os estudantes, tornando o aprendizado sobre prevenção às drogas mais atrativo e memorável. “Acreditamos firmemente que a prevenção é a chave para combater os problemas relacionados ao uso de drogas. Ao educar os jovens sobre os riscos e fornecer ferramentas para lidar com a pressão do grupo, estamos investindo em um futuro mais saudável e promissor para o nosso estado”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Lucas Neves (Podemos).
Desde o início deste projeto inovador, a Comissão tem se empenhado em conscientizar os jovens sobre os riscos associados ao consumo de drogas ilícitas, bem como fornecer informações valiosas sobre os efeitos nocivos dessas substâncias. Com uma abordagem educativa e interativa, a equipe tem trabalhado arduamente para engajar os alunos e transmitir mensagens preventivas que os ajudem a tomar decisões mais saudáveis. Os jovens têm demonstrado interesse ativo nos tópicos abordados e compartilhado suas experiências e preocupações com a equipe da Comissão. Essa troca de conhecimento e a oportunidade de esclarecer dúvidas têm sido fundamentais para criar um ambiente de confiança e apoio mútuo.
De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas, aproximadamente 275 milhões de pessoas usaram drogas em todo o mundo no último ano, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas. As projeções da ONU sugerem um aumento de 11% no número de pessoas que usam drogas no mundo até 2030.