Mulheres que levantam outras mulheres. Esse é o lema e também a grande missão da Procuradoria Especial da Mulher Dra. Wilma Machado Carrilho.
Instaurada na Câmara de Legislativa no dia 8 de março de 2021, a Procuradoria de Lages é a primeira de toda região serrana e vem dando ainda mais espaço e voz às causas femininas dentro do município e arredores. Compondo a equipe estão: Suzana Duarte (Cidadania), como Procuradora; Elaine Moraes (Cidadania), Procuradora Adjunta; Katsumi Yamaguchi e Odila Waldrich, (ambas do Progressistas) como membros.
Entre as atividades, estão o acolhimento e encaminhamento de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, para que tenham todo o amparo de que precisam, seja através de acompanhamento psicológico; realocação para novos lugares e até mesmo suporte e direcionamento nas denúncias contra violência. Tudo com o apoio e também através das entidades parceiras, que proporcionam segurança, saúde e qualidade de vida, a exemplo da Secretaria da Mulher; OAB; Casa Rosa; Casa Maria Tereza; Prefeitura de Lages; DPCAMI; 10ª Promotoria de Justiça; entre muitas outras parcerias que estão sempre à disposição.
Além das ações diretas no enfrentamento à violência, a Procuradoria Especial da Mulher também trabalha um ponto importantíssimo: a prevenção. Para tanto, durante o ano todo são diversas as ações: a adesão a campanhas como o agosto lilás, que intensifica a divulgação no combate à violência contra às mulheres; de outubro a outubro rosa, que traz todos os meses a importância de se pensar na saúde e bem-estar feminino através de entrega de material informativo e rodas de conversas com funcionárias de diferentes locais, sessões e palestras diversas; “Não, é não”, que faz o combate ao assédio e muito mais.
Também foram organizadas peças teatrais retratando o machismo e violência de gênero para conscientizar estudantes; arrecadação e entrega de absorventes nas escolas para combate à pobreza menstrual, entre outras ações.
Falar de Procuradoria é também falar de uma das maiores conquistas para as catarinenses: O Estatuto dos Direitos e das Políticas Municipais para as Mulheres de Lages, que abrange meninas, jovens, adultas e idosas; mulheres LBTQIA+, com deficiência, camponesas, urbanas, quilombolas, ciganas, indígenas, negras e brancas. O Estatuto Lageano é o primeiro de Santa Catarina a garantir às mulheres segurança, liberdade, dignidade e qualidade de vida. Ele pode ser encontrado no site camaralages.sc.gov.br
A Procuradoria Especial da mulher foi recentemente batizada com o nome de Dra. Wilma Machado Carrilho. Mulher que foi exemplo de perseverança, luta, cuidado e sororidade. A primeira vereadora de Lages, primeira médica catarinense e primeira presidente Soroptmista e pioneira em inúmeras ações sociais que beneficiaram não só mulheres, mas toda a população Lageana.
A Procuradoria Especial da mulher está sempre à disposição! A sede fica na Câmara de vereadores de Lages, na rua Otacílio Viêira da Costa, número 280, no Centro. Para telefonar, o número é (49) 3251-5422. Seja uma mulher que levanta outras mulheres!
Julia Adhara – Jornalista