Nesta quarta-feira (20), o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) reuniu-se com Luciano Boico, coordenador regional da Embratur, para discutir a ausência de Lages no mapa turístico de Santa Catarina. A cidade está fora do programa, o que a impede de receber recursos do governo federal para obras de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.
“Solicite a ele (Luciano Boico) um apoio para acelerar o processo, para que nossa cidade seja incluída no mapa o quanto antes”, destacou o parlamentar.
Lages, cidade que é o berço do turismo rural no Brasil e conhecida pela Festa do Pinhão, aguarda a atualização dos dados no Ministério do Turismo. Após a conclusão da parte burocrática pela prefeitura, a documentação será conferida pelo Estado e encaminhada ao Ministério do Turismo para avaliação final, segundo Luciano Boico. O deputado Neves também pretende dialogar junto ao secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, para garantir o apoio nessa questão.
“Lages tem um potencial enorme para o turismo de eventos, tem a bela e histórica Coxilha Rica e uma cultura singular que fazem parte do desenvolvimento do nosso estado. Por isso não podemos ficar de fora desse mapa”, finalizou o deputado.
A falta de inscrição no cadastro anual do Ministério do Turismo pode privar as cidades de recursos vitais para o desenvolvimento de políticas públicas no setor. Atualmente, Santa Catarina conta com 171 municípios listados no Mapa do Turismo.