O deputado Mário Motta (PSD) divulgou nesta sexta-feira, dia 24, em seus canais oficiais, o resultado do Edital de Emendas Participativas 2025, promovido pelo seu gabinete. Entidades de todo o estado puderam inscrever projetos para serem avaliados por uma equipe técnica e pleitearem os recursos.
Ao todo, foram contempladas 123 inscrições, de 118 instituições e 74 municípios catarinenses, que receberão, juntoss, um valor de R$ 19.447.161,183. O programa recebeu 1.305 inscrições, um recorde desde a ideia foi implementada, já no primeiro ano de mandato. Participaram do processo, atendendo a legislação das emendas, órgãos e instituições públicas estaduais, municípios e instituições sem fins lucrativos, com projetos de interesse público.
De acordo com o edital, as regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) receberam o maior percentual correspondente ao valor das emendas. Nesta edição, foram contemplados 24 projetos de instituições da região Oeste, 22 da região da Serra, 16 da região Norte, 25 da Grande Florianópolis, 21 da região Sul e 15 do Vale do Itajaí. As áreas de atuação envolvem, principalmente, Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Cultura e Segurança. A iniciativa acontece pelo terceiro ano consecutivo, ao transformar a distribuição das emendas impositivas em ‘Emendas Participativas’. “De forma inovadora, e para garantir que as emendas sejam direcionadas a áreas carentes e prioritárias, contribuindo de forma efetiva com a vida dos catarinenses, lançamos o Edital Emendas Participativas, um processo para identificação e seleção de projetos que necessitam de investimentos em Santa Catarina. Essa foi a forma mais justa, transparente e idônea que encontramos para destinar os recursos que temos direito”, salienta o parlamentar.
Os nomes de todas as instituições contempladas, com os valores a serem recebidos, podem ser conferidos nas redes sociais do deputado Mário Motta: @mariomottaoficial. “É o dinheiro do povo, retornando para o povo. Tiraremos do papel grandes iniciativas que trarão benefícios para a comunidade, principalmente aquelas que acabam, na maioria das vezes, esquecidas. Fica o meu sincero agradecimento a todos que participaram e confiaram na nossa ideia diferente de tratar os recursos públicos”, pontua.
Edital de Emendas Participativas 2026
O início do período de inscrições do Edital de Emendas Participativas do próximo ano já tem data: 20 de novembro. Podem participar do processo, órgãos e instituições públicas estaduais, e municipais, além de entidades e instituições sem fins lucrativos, com projetos de interesse público. Todas as informações estarão disponibilizadas no site: www.deputadomariomotta.com.br. “Se o seu projeto não foi contemplado nesse ano, por favor, não desanime. Já no próximo mês abriremos o Edital para o ano que vem, e um novo caminho poderá ser traçado. Por limite orçamentário, só pudemos selecionar 9% das inscrições em 2025, mas continuaremos juntos, sempre atentos às demandas e trabalhando por uma Santa Catarina mais justa e próspera para todos”, finaliza o deputado Mário Motta.