Em Lages, governador Jorginho Mello recebe título de Doutor Honoris Causa

Por Luiz Del Moura

O governador Jorginho Mello recebeu nesta sexta-feira, 6, o título de Doutor Honoris Causa concedido pelo Centro Universitário Facvest – Unifacvest, de Lages. A horaria foi aprovada pelo conselho da instituição por unanimidade tendo em vista o trabalho realizado para o desenvolvimento de Santa Catarina e dos catarinenses, especialmente com relação ao ensino superior.

“Eu sempre estudei com dificuldade. Uma caixa de lápis de seis lápis, a mesma régua, a mesma borracha e eu sentava com meu irmão e nós tínhamos que dividir. Estar aqui nesse momento para mim é gratificante. Deus tem sido muito bondoso comigo. Tenho uma trajetória de vida em cima do trabalho, em cima da luta, em cima do sacrifício. Até porque fui o menino que vendia pé de granfino, paçoquinha e sonho. E graças a Deus deu tudo certo e vai dar. Estou muito honrado com esse título e agradeço a todos”, disse o governador Jorginho Mello.

Honoris causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico, que significa “por causa de honra” e é o mais importante reconhecimento que uma universidade pode conceder. Em 30 de setembro o Conselho Universitário do Centro Universitário Facvest – Unifacvest – CONSUN confirmou, por unanimidade, a indicação de autoria do reitor da instituição, professor doutor Geovani Broering e da família Erpen Broering

“O governador ainda candidato nos disse que traria a possibilidade a muito mais pessoas em todos os recantos deste nosso estado e que as oportunidades estariam sendo colocados à prova a partir do seu primeiro dia do seu governo. O governo veio, iniciou suas atividades e nós podemos dizer que fomos brindados com muito mais do que aquilo que havia sido prometido. O seu compromisso foi muito maior na sua realização: mais estudantes das instituições privadas, mais estudantes das instituições públicas puderam e vão poder, no futuro, cursar o ensino superior”, disse o reitor em seu discurso.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Biografia

Jorginho Mello nasceu em Ibicaré, Santa Catarina. Formado em Direito e Estudos Sociais, Jorginho construiu uma carreira pública, com passagens pelo Legislativo estadual e federal, antes de tomar posse como governador do Estado em janeiro de 2023 tendo sido eleito com mais de 70% dos votos.

Aos 18 anos foi eleito o vereador mais jovem do Brasil, em Herval d’Oeste. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, governador interino do Estado de Santa Catarina e duas vezes deputado federal, sendo reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes do país. Foi eleito o melhor senador do Brasil pelo ranking dos políticos, destacando-se na defesa dos pequenos negócios. Advogado e bancário, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) entre 1975 e 1994.

Como governador, Jorginho Mello ampliou sua visão para abraçar o ensino superior, reconhecendo que investir na formação acadêmica é investir no futuro de Santa Catarina.

Entre os destaques de sua gestão na área de Educação estão:

• Criação do Programa Universidade Gratuita (2023):
Uma das iniciativas mais emblemáticas de seu governo, o programa Universidade Gratuita permite o acesso ao ensino superior nas instituições comunitárias do Sistema ACAFE de alunos que não poderiam pagar para realizar esse sonho. O programa beneficia milhares de estudantes, com foco em cursos estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Depois de formados, os beneficiados aplicam ainda seus conhecimentos de forma prática nas comunidades a que pertencem. Essa política inovadora coloca Santa Catarina como referência nacional na expansão do ensino superior gratuito.

 Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES)
Desempenha um papel relevante no apoio a estudantes de baixa renda em Santa Catarina. O governo manteve e ampliou os investimentos no fundo, garantindo que mais estudantes tivessem acesso a bolsas de ensino superior, especialmente em instituições privadas.

• Fortalecimento das Instituições do Sistema ACAFE:
Em parceria com os reitores das instituições comunitárias, o governo tem trabalhado para modernizar a infraestrutura universitária e incentivar projetos de pesquisa e extensão que impactem diretamente as comunidades locais.

 CATEC:
No ano de 2024, o Governo do Estado deu mais um salto importante na Educação. O Catarinense Técnico (CATEC) é uma programa que permite aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais realizarem, nas próprias unidades de ensino, até dois cursos profissionalizantes antes de se formarem. A iniciativa fez saltar de 12 mil para 30 mil o número de alunos em cursos técnicos, um aumento de 150%.

• Fomento à pesquisa e inovação:
Sua gestão também se destaca por iniciativas voltadas ao estímulo da inovação tecnológica. A parceria entre universidades e empresas tem gerado novos polos de desenvolvimento e atraído investimentos para o estado.

Leia também

Deixe um comentário

três × cinco =