Infraestrutura de transporte e medidas preventivas contra enchentes no estado foram os principais temas debatidos pelo Fórum Parlamentar Catarinense no encontro realizado na sexta-feira, 3, em Blumenau.
Anfitrião do evento, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), cobrou urgência do término das obras da BR470, e falou sobre a necessidade de prevenção a enchentes, manutenção das barragens do Estado e apoio aos hospitais da região. Outros prefeitos da região do Vale do Itajaí marcaram presença mas não foram chamados a swe pronunciar.
Além dos diversos parlamentares da bancada catarinense no Congresso Nacional, a reunião contou com a presença do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson Andrade
Durante o encontro, Alysson Andrade destacou os avanços nas obras da BR-470, vital para o desenvolvimento econômico da região, informando que a conclusão está prevista para 2026. Também foram anunciados projetos para a expansão da rodovia até Campos Novos, ampliando ainda mais a capacidade de tráfego e transporte no estado.
A questão das enchentes e das barragens também foi um ponto crítico discutido, especialmente em virtude das recentes tempestades que afetaram regiões vizinhas. A preocupação é preventiva, considerando a recorrência de chuvas e possíveis impactos similares em Santa Catarina.
Parlamentares presentes
Deputados federais: Ana Paula Lima (PT), Daniela Reinerh (PL), Ismael dos Santos (PSD), Jorge Goetten (PL), Valdir Cobalchini (MDB), coordenador da bancada catarinense, e Zé Trovão.
Senadores: Esperidião Amin (PP), Ivete da Silveira (MDB) e Jorge Seif (PL)
Todos eles se pronunciaram. Cobalchini, anunciou que o fórum continuará com suas reuniões itinerantes pelas mesorregiões para atender às demandas locais e que, nos próximos 90 dias, as obras serão definidas no orçamento federal. Está prevista uma nova reunião da bancada para, em conjunto com a sociedade, definir as prioridades.
Jorge Goetten (PL) revelou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comunicou a decisão de instalar uma comissão especial para analisar a alocação de 5% das emendas parlamentares para a Defesa Civil, um passo significativo para o fortalecimento das políticas de prevenção e resposta a desastres.
Esperidião Amin (PP) acrescentou que é preciso reforçar sempre e modernizar o nosso sistema da Defesa Civil.
Furb
Representando o movimento da Federalização da FURB, Lucymara Borges falou sobre a proposta da criação da terceira Universidade Federal de Santa Catarina através da FURB, lembrando da trajetória da universidade.
Diálogo
Presente no evento, a Fecomércio SC enfatiza a importância desses encontros, pois proporcionam um diálogo essencial entre os representantes eleitos e a sociedade civil. Segundo a Federação, essas discussões são fundamentais para assegurar que as políticas implementadas reflitam as necessidades reais da população e contribuam para o desenvolvimento sustentável e seguro de Santa Catarina.
