Homenagem do Legislativo pelos 70 anos da Paróquia do Rosário

Por Luiz Del Moura

A Câmara de Vereadores de Lages realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (14) em comemoração ao jubileu de 70 anos da Paróquia do Rosário. A solenidade foi proposição do finado vereador Bruno Hartmann (Podemos), por meio do Projeto de Decreto Legislativo 0023/2023, aprovado por todos os parlamentares.

A sessão realizada no Plenário Nereu Ramos foi presidida pelo vereador Jair Junior (Podemos) e contou com a presença de autoridades políticas, eclesiásticas, fiéis e comunidade. Jair falou sobre o ato solene e fez menção a Bruno Hartmann. “A Câmara Municipal não poderia deixar de realizar este evento, que teve a iniciativa do Bruno. Esta também é uma homenagem a ele”, ressaltou.

Pároco da Igreja do Rosário, João Edinelson Luz enalteceu a iniciativa do Poder Legislativo. “Não há presente maior do que receber este reconhecimento de toda a população por estes 70 anos de trabalho. Agradecemos a homenagem da Câmara de Vereadores”, concluiu o padre.

Histórico da Paróquia do Rosário:

A origem está atrelada a chegada de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário vinda provavelmente de Portugal, no início do século passado. No tempo da escravidão era comum a construção de igrejas dedicadas a esse título mariano, especialmente para uso dos escravos. Assim, surgiu uma pequena capela na rua Correia Pinto, no centro da cidade.

Com o fim da escravatura, continuava a devoção à santa nesse local, principalmente pelos negros. Em 13 de maio de 1925, porém, nas comemorações pela data da abolição, enquanto um professor tocava os sinos para chamar o povo para a procissão comemorativa, a pequena torre da igreja começou a ruir. Pela precariedade que estava a estrutura, precisou ser interditada e demolida, pouco depois. A imagem histórica foi levada para a igreja dos freis franciscanos, que atendiam essa capela e lá continuou a veneração.

Em setembro de 1941, começaram as escavações para uma nova capela no povoado chamado Ponte Grande, atualmente chamado de bairro Coral. Dia 9 de novembro, em uma missa solene, o bispo diocesano Dom Daniel benzeu a pedra fundamental da nova construção. Em soleníssima procissão foi trazida a imagem do convento franciscano e colocada no local que lhe seria definitivamente dedicado. Em 1942, com forte participação da comunidade local, inaugurou-se a nova capela.

No ano de 1952, instalaram-se no bairro os padres da Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamada de Congregação Redentorista, assumindo o comando do atendimento na capela. Já em maio de 1953 foi elevada à categoria de paróquia, tornando-se pequena para tantos fiéis. Demolida a pequena estrutura, no seu lugar foi erguido um imponente prédio no estilo de chalés, aberta em 19 de julho de 1964, ainda em fase de acabamento.

Em 24 de novembro de 1990, um incêndio de grandes proporções atingiu a estrutura, restando apenas a torre e parte da fachada. Em praticamente um ano uma nova igreja foi construída no local, devido à urgência e dos altos custos, optou-se por alterar o projeto, simplificando-o comparado à antiga aparência. Na festa da padroeira, em outubro de 1991, a missa foi celebrada já no novo espaço.

2023 é o ano que marca os 70 anos de fundação e somado aos diversos trabalhos pastorais e participação na comunidade local, destaca-se na história a criação da Escola Nossa Senhora do Rosário, em 1954, que por anos foi administrada pela paróquia antes de passar para o Estado.

Atualmente conta com 14 comunidades espalhadas pelos bairros da região leste da cidade de Lages, além da matriz no bairro Coral. São elas: Capela Divino Espírito Santo bairro Santa Maria; Capela Imaculada Conceição, bairro Vila Maria; Capela Nossa Senhora Aparecida, bairro Jardim Panorâmico; Capela Nossa Senhora do Caravaggio, bairro Caravágio; Capelas Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Penha , ambas no bairro da Penha; Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – bairro Passo Fundo; Capela Sagrada Família, bairro São Miguel; Capela Sagrado Coração de Jesus, bairro Sagrado Coração de Jesus; Capela Santa Paulina, bairro Ponte Grande; Capela Santo Antônio, bairro Vila Mariza; Capela São Carlos, bairro Vila Maria; Capela São José, bairro Conta Dinheiro e Capela São Miguel, bairro São Miguel.

Matéria TV Câmara

A sessão na íntegra está disponível em: Sessão Solene

 

Foto: Bruno Heiderscheidt

Por Alex Branco- Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

dezoito − 17 =