No Chile, deputado Mário Motta analisa potencialidades comerciais para SC explorar

Por Claudio Santos

Representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Mário Motta (PSD) participou, no Chile, do SC Day. O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) em parceria com o Governo do Estado, visou estreitar os laços entre os empresários catarinenses e chilenos. O país é o quinto maior parceiro comercial do Brasil.

“Santa Catarina, com sua força produtiva e espírito inovador, tem um enorme potencial para expandir significativamente sua participação nesse intercâmbio. Um exemplo claro desse potencial é a posição de destaque do nosso estado como uma das maiores e melhores exportadoras de alimentos e bebidas do mundo. O Chile importa, anualmente, 8,3 bilhões de dólares nesse setor, dos quais 1,3 bilhões vêm do mercado brasileiro. Porém, apenas 327,8 milhões são originados de Santa Catarina. Isso pode e precisa mudar”, observa o deputado Mário Motta.

O parlamentar garantiu que irá estimular a participação de seus colegas de Alesc para, em conjunto, colocar o Legislativo estadual como um fomentador de futuras parcerias entre o estado e o Chile. “Ampliar nossa participação significa mais postos de trabalho, uma economia mais dinâmica e um ambiente cada vez mais propício para os negócios, que são, em última análise, a verdadeira locomotiva do desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, completa.

Motta citou que a indústria frigorífica, atuante principalmente na região Oeste, pode explorar o mercado chileno com ainda mais afinco. Hoje, a balança comercial com Santa Catarina está favorável ao país sul-americano, pela elevada importação de cobre por parte de indústrias catarinenses. “Além disso, podemos observar boas oportunidades nos segmentos moveleiro, de máquinas e equipamentos, automobilístico, têxtil, plástico, entre outros. Não temos dúvidas de que o SC Day foi um sucesso e irá abrir muitas portas num futuro próximo”, arremata.

O SC Day é o primeiro evento neste formato organizado pela Fiesc, integrando representantes do Governo do Estado e empresários catarinenses para apresentar os diferenciais de Santa Catarina a empresas estrangeiras. Novos eventos como esse estão no radar para serem organizados, também, em países estratégicos como Estados Unidos, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Leia também

Deixe um comentário

fourteen − 5 =