Prefeitura presta contas da execução orçamentária e da gestão fiscal do fim de 2022

Por Luiz Del Moura

Por meio de audiência pública realizada na Câmara de Lages nesta quinta-feira (23), a equipe da Prefeitura apresentou os dados referentes ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 6º bimestre e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do 3º quadrimestre de 2022, em conformidade com o disposto no artigo 9º da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, da Responsabilidade Fiscal (LRF).

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Ozair Coelho (PSD), presidente da Comissão de Finanças da Câmara de Lages. O expediente contou com a presença do secretário de Administração e Fazenda de Lages, Alexandre dos Santos Martins, e de servidores da referida pasta. Na oportunidade foram apresentados os números financeiros estabelecidos pela (LRF), comparativos de receitas e investimentos durante o ano de 2022, envolvendo todas as estruturas administrativas e autarquias como secretarias municipais, fundações, gabinete do prefeito e Poder Legislativo.

Os números foram apresentados em percentual, destacando-se os limites estabelecidos pela citada lei. A arrecadação superou a meta em quase R$ 123 milhões e os comparativos entre receita corrente e receita capital mostraram um equilíbrio com as despesas.

 Questionado pela vereadora Suzana Duarte (Cidadania) sobre as dificuldades de acesso aos dados financeiros no Portal da Transparência, Alexandre Martins argumentou que a administração está buscando melhorar o sistema junto à empresa gestora. “Os dados apresentados estão disponíveis à população. Estamos trabalhando para facilitar que a comunidade tome pleno conhecimento e cobrando isso da empresa que fornece o sistema. Visamos fortalecer a publicidade e a transparência dos atos da administração”, disse ele.

Acompanhe a íntegra da audiência pública de execução orçametária e gestão fiscal 2022

Por Alex Branco-Jornalista
Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira

Leia também

Deixe um comentário

18 − nove =