Quatro testemunhas foram ouvidas pela CPI

Por Luiz Del Moura

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades em contratos firmados entre a Secretaria de Águas e Saneamento de Lages (Semasa), com empresas prestadoras de serviços terceirizados, tomou novos depoimentos na tarde desta segunda-feira (03).

 Os trabalhos foram conduzidos inicialmente pelo presidente da CPI Heron Souza (PSD), e seguindo o rito legal a palavra foi concedida ao relator Jair Junior (Podemos), para proceder os questionamentos iniciais com os inqueridos.

 A primeira oitiva foi com Robert Santana, servidor comissionado que exerce atualmente a função de fiscal da pesagem do lixo no aterro sanitário. Na sequência, foi Adilson Jardim que atua no setor administrativo da diretoria de resíduos sólidos.

Após as duas primeiras manifestações, Jair Junior fez uma análise das informações nelas coletadas. “Até aqui, foi possível identificar uma falha do Poder Executivo no que se refere na fiscalização da empresa Serrana. A mesma que recolhe, pesa, faz aferição da balança e tem o controle de tudo. Apenas depois dos últimos acontecimentos, passaram a acompanhar o que acontece”, disse o relator.

 Às 15h30min teve início a oitiva de Silvia Letícia Ribeiro, auxiliar administrativa da secretaria objeto desta investigação. O último depoimento foi de Marcos Quadros, diretor administrativo financeiro da Semasa.

Os questionamentos nas oitivas tiveram foco em contratos assinados, fiscalização de pesagem no aterro sanitário, descrição de função, cargos e atribuições de servidores da referida autarquia.

Na opinião de Suzana Duarte (Cidadania), os trabalhos desta tarde contribuíram para as próximas ações da CPI.
 “Identificamos muitos pontos importantes que iremos explorar futuramente. Percebemos que determinados contratos eram assinados sem que os responsáveis por eles, ao menos se preocupassem em lê-los. Durante os depoimentos ficou claro que muitos os desconheciam, porém, os assinaram”, declarou a parlamentar.

Na próxima quinta-feira (6), a partir das 13h30min serão ouvidas pessoas ligadas às empresas perdedoras do certame, depois o secretário de meio ambiente e serviços públicos, Jean Felipe Souza e Fábio Pelin, da iluminação pública.

Leia também

Deixe um comentário

14 + 19 =