Sessão especial abre a campanha Outubro Rosa 2025 em Lages

Por Luiz Del Moura

O cuidado com a nossa saúde é algo que precisamos levar em conta todos os dias, mas, especialmente no mês de outubro, a conscientização é reforçada em relação à saúde da mulher. E é disso que se trata o Outubro Rosa, campanha mundial que foi tema de uma sessão especial da Câmara de Lages, proposta pela Procuradoria Especial da Mulher e realizada na noite desta quarta-feira (dia 1º) no Plenário Nereu Ramos.

Procuradora da Mulher na Câmara de Lages, a vereadora Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania) destaca que o município possui uma rede de apoio fortalecida nessa causa, com ações permanentes do poder público e sendo uma referência oncológica na área da saúde. Para ela, o momento é de se fazer um chamado à sociedade lageana para que a ideia de prevenção e cuidado com a saúde seja cada vez mais difundida.

“Tenham certeza que o Poder Legislativo Lageano e a Procuradoria da Mulher vão fazer o seu papel, que é de informar, levar o conhecimento e a busca pela reflexão. Mas nós também precisamos ter a consciência de nos cuidar e cobrar isso da pessoa amada que está ao nosso lado, nossas filhas, noras, sobrinhas, amigas. Vamos fazer um pacto para disseminar essa campanha. Convido cada um e cada uma para colaborar com as ações dessa causa”, conclamou Elaine.

A Procuradora Especial da Mulher – Dra. Wilma Machado Carrilho é um órgão autônomo vinculado ao Poder Legislativo Lageano. Além da presença da vereadora Elaine como procuradora, faz parte do grupo a vereadora Bruna Uncini (Cidadania) como procuradora-adjunta. No momento, ela está em licença-maternidade, mas fez questão de gravar um vídeo em apoio à iniciativa.

Prefeita Carmen apresenta a programação do Outubro Rosa em Lages

Enfermeira de formação e de atuação, a prefeita Carmen Zanotto (Cidadania) atuou diretamente no auxílio a centenas de pacientes de câncer num período em que tratar a doença era muito mais complexo do que hoje. Quando foi secretária municipal da Saúde nos governos dos prefeitos Fernando Coruja e Décio Ribeiro, ela conta que conseguiu, após dezenas de idas à Florianópolis e inúmeros pedidos ao Governo do Estado, que Lages tivesse a primeira unidade descentralizada do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), instalada no Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos.

Como secretária de Estado da Saúde, Carmen teve a felicidade de poder implantar os serviços de oncologia clínica e de radioterapia em nosso município. Já enquanto deputada federal, ela foi autora de leis importantes como às que garantem o direito ao diagnóstico precoce do câncer (Lei 13.896/2019) e ao tratamento em até 60 dias às mulheres acometidas pela doença (Lei 12.732/2012), além de ter instituído formalmente no país a campanha do Outubro Rosa, obrigando municípios, estados e a União a fazerem ações de prevenção relativas ao tema (Lei 13.733/2018).

Agora, à frente do município de Lages, a prefeita destacou algumas das ações que serão desenvolvidas neste mês, em especial, a vinda nesta sexta-feira (dia 3) da unidade móvel “Carreta da Mulher”, uma política do Governo do Estado que estará disponibilizando 1.440 mamografias e 1.080 exames de ultrassom de mama às mulheres que se encontram na fila do sistema de regulação (Sisreg). A iniciativa faz parte do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, cujo lançamento será às 9 horas, no Calçadão da Praça João Costa, e terá a presença do governador Jorginho Mello (PL).

Ela também anunciou que no dia 13, o Centroserra receberá o 1º Simpósio Catarinense de Oncologia, uma conferência aberta ao público que reunirá gestores municipais e estaduais da área, além de todos os serviços habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. “Precisamos compreender que um diagnóstico precoce e um tratamento rápido do câncer significa salvar vidas”, alertou Carmen. Confira a programação completa do Outubro Rosa em nosso município.

Riqueza de depoimentos na sessão da Câmara

A mesa de autoridades da sessão contou com a presença da diretora de Políticas Públicas e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Marina Liz Pereira; da médica oncologista do Hospital Tereza Ramos (HTR), Sargeele Silva; da presidente da Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer, Clairê Rocha; do diretor do Colégio Santa Rosa, instituição mantenedora do projeto “Laços de Vida”, que arrecada mechas de cabelos para a confecção de perucas às mulheres em tratamento do câncer, Alderi Oldra; do cirurgião plástico Murilo Dalponte; da doutora em Psicanálise Clínica e paciente curada da doença, Sanni Quevedo; e da professora e também paciente do câncer, Rosiane Pereira Dutra.

Para acompanhar todas essas falas, acesse a matéria da TV Câmara ou a  sessão completa em nosso canal no YouTube.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)

Leia também

Deixe um comentário