Anac finaliza vistoria em Aeroporto e São Joaquim comemora “conquista histórica”

Por Luiz Del Moura

A Prefeitura de São Joaquim recebeu nesta terça-feira (18) a visita dos técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Diretoria dos Aeroportos Regionais para uma última vistoria técnica antes da homologação oficial do Aeroporto Ismael Nunes. O município de São Joaquim comemorou tal ação, pois, após décadas de espera, o aeroporto da cidade da neve finalmente vai decolar.

A homologação deverá ser confirmada nos próximos dias, já que as conferências dos técnicos sinalizaram positivamente, permitindo que o aeroporto receba voos de aeronaves de pequeno porte e voos executivos, incluindo modelos como o Cessna Grand Caravan.

“É uma conquista e tanto para São Joaquim. Um terreno que foi comprado em 1951 pelo ex-prefeito Ismael Nunes e que teve o ex-prefeito Rogério Tarzan como o ousado construtor de uma pista de pouso que recebeu presidentes da República como Ernesto Geisel em 1978 e, posteriormente, João Figueiredo e José Sarney, que pousaram em sua pista de terra com um Avião Búfalo da Força Aérea. Então, desde 1992, quando o presidente Fernando Collor de Mello foi o último a estar em um voo oficial, o aeroporto estava inoperante. Agora, com uma pista asfaltada de 1.050 metros de comprimento por 30 metros de largura, a 1.360 metros de altitude, São Joaquim voltará a ter voos executivos, atraindo mais turistas e investidores. Muitas pessoas contribuíram ao longo dos anos, mas agora só temos a comemorar. Nasce um novo aeroporto em São Joaquim, que, embora ainda humilde, trará muito desenvolvimento e progresso para nossa cidade”, destacou o prefeito Giovani Nunes.

“Foi uma espera considerável, mas depois de muito empenho e adaptações, conseguimos finalmente cumprir todas as exigências dos órgãos de aviação e agora recebemos um parecer favorável da ANAC. Estamos muito contentes. Sem dúvida, este é um marco histórico que vai impulsionar o turismo. Já temos muita procura de voos particulares e estamos trabalhando na busca de lotes para a construção de hangares para os aviões. Agora, só falta a homologação final, que sairá nos próximos dias. Que venha o progresso tão sonhado para São Joaquim!”, declarou Josyeli Fernandes, Secretária de Planejamento da Prefeitura.

O Aeroporto Ismael Nunes, após anos de inatividade e uma longa jornada de adequações e melhorias, está prestes a abrir de vez as suas portas, prometendo um futuro promissor para o turismo e a economia local.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Joaquim 

Leia também

Deixe um comentário

2 × dois =

1 Comentário

Claudio Lemes Louzada 19/06/2024 - 09:36

Lamentável! O Governo do Estado insiste em rejeitar o conceito brasileiro de aeroporto com a PISTA MÍNIMA REGIONAL que prevê 1.600 x 30m e resistência do piso PCN31, nas reformas e adequações dos aeródromos estaduais, a fim de, permitir as operações com o atual turboélice de 70 lugares e a nova geração de turboélices de alto desempenho de 80, 90 e 100 passageiros em desenvolvimento.

Aviação e aeroporto sub-regional para aeronave Caravan de apenas 09 lugares e suas passagens sempre caras não é a solução, nem o futuro. Além do mais, necessita somente 500m de pista de grama, terra ou asfalto para operar.

Resposta