Carmen Zanotto participa da reunião dos prefeitos e relata situação da saúde estadual

Por Luiz Del Moura

A secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto participou na manhã desta sexta-feira (24), da assembleia de prefeitos da Amures, no auditório do Mercado Público. E fez um balanço dos quase dois meses no governo e da situação das emendas parlamentares encaminhadas ano passado, via Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).A reunião foi conduzida pelo presidente da Amures prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, que abriu a pauta submetendo a aprovação as contas de 2022, da ex-presidente prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova. O secretário executivo Walter Manfroi apresentou o balanço dos investimentos no período e um saldo de mais de R$ 285 mil.“Sou grata a equipe da Amures e aos prefeitos que me confiaram essa missão na presidência da entidade e deixo o cargo ao colega Giovani Nunes, com a sensação de dever cumprido”, disse Fernanda Córdova. Ela recebeu o quadro com sua foto da galeria de presidente da Amures e foi aplaudida.

Carmen Zanotto também agradeceu a Fernanda Córdova pela condução dos trabalhos na Amures e lembrou, que foi a única mulher eleita para presidir a entidade em mais de 50 anos. Ao relatar os repasses via Consórcio de Saúde da Amures, Carmen Zanotto disse que haviam procedimentos como endoscopia, represados há sete anos.

E explicou que a promessa do governo anterior, de repasse de R$ 30 milhões aos Consórcios de Saúde, não existe nem empenho. “Não tem orçamento para isso e nem foi empenhado. Vamos rediscutir como fazer esse repasse na Câmara Técnica e avaliar a base de cálculo referente a que ano. E incluir numa programação orçamentária”, explicou a secretária de Estado.

Segundo ela, 39 hospitais que participaram ano passado do mutirão de cirurgias eletivas do Estado, receberam recursos e não conseguiram executar as cirurgias. Por conta disso, alertou os hospitais de Bom Retiro, São Joaquim, Campo Belo do Sul, Anita Garibaldi, Correia Pinto e Otacílio Costa que executem os procedimentos contratados com o Estado.

“Existem 117 mil pacientes na fila de espera por cirurgia em Santa Catarina e o hospital que mais operar, mais receberá recursos”, informou Carmen Zanotto. A presidente do Consórcio de Saúde da Amures, prefeita de Vargem Milena Lopes, participou da reunião de forma remota. E agradeceu a Carmen Zanotto pela atenção que está dando aos municípios.

Milena Lopes concorre segunda-feira (27), a presidência da Federação Catarinense dos Consórcios Públicos e Associações de Municípios (Fecam) e pediu apoio dos prefeitos. Giovani Nunes reiterou seu apoio à chapa de Milena. Durante a reunião foi abordado, a dificuldade que terão os municípios para pagar o Piso da Educação e dentre outros assuntos, foi apresentado o cronograma de reuniões para este ano.

Leia também

Deixe um comentário

3 × 1 =