Casan investe R$ 19 milhões em nova Estação de Tratamento de Água em Otacílio Costa

Por Luiz Del Moura

A cidade de Otacílio Costa vai receber uma importante melhoria no abastecimento, com um investimento de R$ 19 milhões da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). É a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que teve a ordem de serviço assinada neste mês, pelo governador Jorginho Mello e o presidente da Casan, Edson Moritz, em evento do Programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas.

A próxima etapa é a de aprovação dos projetos e licenciamento ambiental, com previsão de finalizar até o primeiro semestre de 2026. “Após isso, daremos início às obras, com previsão de conclusão em dezembro do ano que vem. Para agilizar a construção, vamos utilizar um sistema de estruturas pré-fabricadas, o mesmo já foi usado com êxito na ETA de Araquari, inaugurada em março, e está feito atualmente na obra da ETA de Biguaçu”, explica o engenheiro Sanitarista, Bruno Kossatz, responsável pela obra.

A nova ETA está projetada para atender a demanda atual e futura de Otacílio Costa, considerando o crescimento do município. Para isso, vai dobrar a capacidade de tratamento de água atual, de 50 para 100 litros por segundo. A Companhia vai tratar por dia, mais de 8,6 milhões de litros de água, o equivalente a três piscinas olímpicas e meia diariamente. Além da água, a Estação também vai tratar os efluentes gerados durante o processo, respeitando o meio ambiente e as normas de tratamento vigentes.

A ETA será instalada no Bairro Adolfo Floriani e terá o ciclo completo de tratamento, incluindo as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção da água. A previsão é de que a obra seja concluída até dezembro de 2026.

ETA Araquari, feita com a mesma tecnologia de tanques pré-fabricados que será utilizada em Otacílio Costa. Foto: Divulgação / Casan

Leia também

Deixe um comentário

20 + dezesseis =