Cemitérios municipais irão abrir das 7h às 19 horas, no Dia de Finados

Por Revista Expressiva

Na próxima terça-feira (2 de novembro) é celebrado o Dia de Finados. Esta data, feriado nacional, leva milhares de pessoas aos cemitérios para um momento de fé, reflexão e homenagem aos entes queridos. Em Lages, os preparativos para o Dia de Finados iniciaram meses antes da data para garantir o acesso de todos na visitação de túmulos e jazigos. Com isso, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, definiu que os cemitérios municipais, no dia 2 de novembro, estarão abertos das 7h às 19 horas, ou seja, doze horas ininterruptas.

O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, salienta que todos os cemitérios municipais receberam ou estão recebendo melhorias em sua infraestrutura. “Este serviço é realizado o ano inteiro nos cemitérios, mas com a chegada do Dia de Finados damos uma intensificada para que tudo esteja pronto e funcionando nestas estruturas”.

Prazos para realização de serviços nos cemitérios  

A comunidade deve ficar atenta ao cronograma para a realização de serviços nos cemitérios municipais. No momento estão liberadas apenas limpeza e pintura de túmulos e jazigos. Confira:

  • Limpeza e pintura até o dia 30 de outubro;
  • Somente visitação nos dias 31/10, 1º de novembro, 2/11 e 3/11;
  • Horário de atendimento nos cemitérios municipais no Dia de Finados (2 de novembro) será das 7h às 19h.

Horário de Missas nos cemitérios no dia 2 de novembro

  • No cemitério Nossa Senhora da Penha a celebração está programada para iniciar às 8h30. A equipe responsável será da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
  • No cemitério da Paz (no bairro Guarujá) a missa será realizada a partir das 9h30. A equipe responsável será da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
  • No cemitério Cruz das Almas a primeira celebração do dia inicia às 9 horas, sendo a equipe responsável da Catedral. Já às 16h será realizada outra missa, a paróquia do Navio será a responsável.

Transporte para idosos e pessoas com deficiência

Como acontece todos os anos, a Prefeitura de Lages irá disponibilizar, no Dia de Finados, para as pessoas idosas ou com deficiência, o transporte para locomoção dentro do Cemitério Nossa Senhora da Penha e cadeiras de rodas na administração do Cemitério Cruz das Almas.

Cumprimento das normas sanitárias

Para a realização dos serviços e visitações nos cemitérios municipais serão observados os decretos vigentes de combate e controle do novo Coronavírus (Covid-19). O uso de máscara é obrigatório e está sendo disponibilizado álcool em gel nas recepções e administrações dos cemitérios.

Prefeitura de Lages

Leia também

Deixe um comentário

20 − dezoito =