Por volta das 15h45 deste domingo (19 de setembro), um temporal com granizo e fortes rajadas de vento atingiu municípios da Serra Catarinense, como Lages e Capão Alto. A Defesa Civil de Lages atua no atendimento de ocorrências desde o início do fenômeno nesta tarde.
Residências e estabelecimentos comerciais foram destelhados, portanto, apresentaram danos em suas coberturas. A estrutura do forro da cobertura de um supermercado no bairro Copacabana sofreu queda, assustando funcionários e clientes. A Defesa Civil Municipal socorreu moradores de uma residência no bairro Jardim Celina, onde os ventos arrancaram parte do telhado e foi necessário a cobertura com lona. Também no bairro Guadalajara o vento forte arrancou parte do telhado de uma residência na Rua Inocêncio Alves de Brito.
Agentes da Defesa Civil trabalham na distribuição de lonas para amenizar os efeitos dos prejuízos, e evitar que uma nova chuva afete casas e empresas com mais impactos negativos. O secretário executivo da Defesa Civil, João Eduardo Silva Pacheco, alerta que, “os profissionais permanecem amparando a população e tranquilizam moradores. Desta forma foi na sexta-feira, dia 17, quando chuvas contínuas inundaram ruas por conta da alta vazão em mecanismos de drenagem pluvial, mesma data em que o nível do rio Carahá obteve elevação em diversos pontos. Os cidadãos contaram conosco, aos quais prestamos suporte”.
Em caso de urgências e emergências a comunidade deve entrar em contato pelos números 98406-4037/3019-7477/3019-