Empreendimentos recebem Smart Tour em São Joaquim

Por Luiz Del Moura

Aconteceu na tarde de quarta-feira (27), a entrega dos equipamentos para os apoiadores do Smart Tour em  São Joaquim, na Serra Catarinense. Essa é uma parceria com o SEBRAE, onde a cidade  é uma das que aderiu ao programa da Smart Tour, uma plataforma de turismo inteligente que usa a tecnologia para melhorar a experiência dos visitantes e a gestão dos destinos.
A partir de agora, a cidade irá instalar Beacons em diversos pontos turísticos, vinícolas, restaurantes e hotéis. Os beacons são dispositivos que emitem sinais que podem ser lidos por smartphones. Ao se aproximar de um beacon, o turista poderá acessar um QR code que irá direcioná-lo para um sistema com informações sobre o atrativo, como história, horário de funcionamento, preço, contato e avaliações.
Além de informar os turistas, o sistema também servirá para a Secretaria de Turismo ter uma métrica do fluxo de visitantes na cidade. A plataforma irá coletar dados como o número de acessos aos QR codes, o tempo de permanência nos locais, o perfil dos turistas e as preferências de consumo. Esses dados poderão ajudar a planejar ações de promoção, qualificação e desenvolvimento do turismo local.
Ao todo seis atrativos públicos receberam os baacons, são eles: Praça Cesário Amarante (praça sectur), Praça João Ribeiro da Igreja, Monumento Manoel Joaquim Pinto, Portal da cidade (saída Bom Jardim), Mirante dos Pinheiros (saída Lages), Parque da Maça.
Seis vinícolas: Villa Francioni, Vinícola Pericó, Vinhedos do Monte Agudo, Quinta da Neve Vinhos Finos, Leoni Di Veneza e D’Alture.
E mais oito atrativos provados, que são: Casa do Vinho, Pequeno Bosque, 1948 Restaurante, Toscano, São Joaquim Park Hotel, Pousada Serra catarinense, Pousada Tarumã e Altos da Serra Hotel.
A Secretária de Turismo de São Joaquim, Adriana Schlichting, explica que a adesão ao programa da Smart Tour faz parte da estratégia da cidade em se tornar um destino inteligente e sustentável. “Queremos oferecer aos nossos visitantes uma experiência mais rica e personalizada, que valorize os nossos atrativos e a nossa cultura. Ao mesmo tempo, queremos ter mais conhecimento sobre o comportamento e as necessidades dos turistas, para podermos melhorar a nossa oferta e a nossa infraestrutura. Acreditamos que a tecnologia é uma aliada para tornar o nosso turismo mais competitivo e inovador”, afirma Adriana.
O que é?
O Smart Tour é a maior plataforma geradora de dados em tempo real do turismo na América Latina e prepara a expansão para atender o mercado de Portugal. A plataforma funciona por meio da instalação de beacons (pequenos dispositivos de localização) em atrativos turísticos, que fornecem dados aos visitantes, como conteúdos informativos multi-idiomas, por meio de bluetooth e também colhem dados sobre localização, perfil e comportamento do usuário aos gestores das regiões turísticas.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Joaquim 

Leia também

Deixe um comentário

doze − 1 =