Piscicultores, técnicos, produtores rurais, estudantes e convidados participam do 7º Encontro Regional de Piscicultura da Serra Catarinense, que tem como tema central “O potencial da truticultura no Sul do Brasil”. O evento iniciou na manhã desta sexta-feira (31), na sede do Núcleo de Médicos Veterinários do Planalto Catarinense (Numev), em Lages.
Organizado pela Epagri, regional de Lages, em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (CAV), o encontro conta com apoio da Amures e do Cisama. A programação segue até o fim da tarde, com palestras e orientações de especialistas como Bruno Corrêa da Silva (Epagri), Edirlene Andréa Arnhold (UFSM/Supra), Fabiana Pilarski (Unesp) e Luís Otávio Del Guerra (Hipra).
De acordo com o extensionista rural da Epagri de Lages, Aziz Abou Hatem, o evento aborda temas como o potencial da piscicultura continental em Santa Catarina, indicadores de sustentabilidade, qualidade da nutrição de peixes, custos de produção, mercado da truticultura no Sul do Brasil, doenças e medidas preventivas, políticas públicas de apoio à aquicultura e pesca, manejo, qualidade da água e boas práticas de vacinação.
“Em nossa região vem crescendo o número de piscicultores profissionais. Eventos como este ajudam a fortalecer a cadeia produtiva e a diversificação de espécies adaptadas ao nosso clima, como a carpa, o jundiá e a truta”, destacou Aziz.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Lages, Pedro Donizete de Souza, também ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso potencial é imenso, e encontros como este podem ser o ponto de partida para novos empreendimentos e negócios na piscicultura”, afirmou.
Para o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Epagri de Lages, James Rodrigo Smaniotto, o evento contribui para fortalecer a cadeia produtiva regional. “Aproveitar o potencial natural da Serra é o grande desafio para o desenvolvimento da piscicultura. Quando agregamos valor, abrimos caminhos para novos mercados e aumentamos a renda dos produtores”, observou.
A programação inclui palestras pela manhã e atividades práticas durante a tarde.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures