Estação Inverno: na Serra, governador visita cidades, faz entregas e divulga potencialidades da região

Por Luiz Del Moura

O inverno começa oficialmente no dia 20 de junho às 17h51. O período mais frio do ano também é um atrativo turístico em Santa Catarina para quem busca baixas temperaturas, belas paisagens, bons vinhos de altitude e a boa culinária. Para marcar o início do inverno, o Governo do Estado organizou entregas e eventos na Serra catarinense, de 20 a 23 de junho, destacando o potencial turístico e cultural da região.

“Estamos indo pra Serra e de lá vou despachar as ações de governo e fazer entregas e anúncios importantes para toda a região. Vou estar com os secretários durante quatro dias, percorrendo os municípios da Amures para acompanhar o início da Estação Inverno. Temos ações sendo feitas em diferentes áreas como reforço na segurança pública, no saneamento básico e na energia elétrica para potencializar e trazer novos investimentos para os moradores e turistas. Santa Catarina também sabe receber bem no inverno. Temos o frio, pousadas, vinhos, queijos, maçã e muitos outros produtos locais e precisamos mostrar ainda mais tudo isso para o Brasil e para o mundo”, destacou o governador Jorginho Mello.

O governador começa a agenda na quinta-feira, 20, com visita às cidades de Bom Jardim da Serra e Urupema. O roteiro continua na sexta-feira, 21, em Lages, com o lançamento do Programa Energia Boa da Celesc, às 10h, na Associação Empresarial de Lages (ACIL). À tarde, será inaugurada usina fotovoltaica da Celesc. À noite, haverá a apresentação da Estação Inverno na vinícola Villa Francioni em São Joaquim, para divulgar as potencialidades da Serra a jornalistas e demais convidados. No sábado, 22, o governador entrega equipamentos de agricultura em São Joaquim.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Essa é a maior ação de fomento ao turismo de inverno da história de Santa Catarina. Dados da 12ª Pesquisa de Inverno na Serra Catarinense, apresentados pela Fecomércio, indicam melhora do faturamento das empresas catarinenses em julho e agosto de 2023. A pesquisa apontou que a área que tem maior investimento dos visitantes é a de hotelaria, que também apresenta uma maior procura desde 2017. Além disso, o maior público é formado por brasileiros, principalmente catarinenses, que representam um aumento de quase 10% entre 2022 e 2023.

Ainda segundo os dados levantados pela Fecomércio, o faturamento das empresas aumentou em 2,3%, comparado ao ano anterior, e em 8,7% em relação aos outros meses de 2023. Assim, com a melhoria da economia, também houve um crescimento na contratação de pessoas extras para o período de inverno em quase 5%.

O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, ressaltou que o turismo de inverno tem se transformado em uma grande fonte de investimento do Governo. “Temos todas as características que o turismo busca para aproveitar o frio e desfrutar de uma boa alimentação. São atrativos para todos os bolsos e gostos da Serra ao Litoral e isso tem chamado cada vez mais visitantes ao nosso estado. Além disso, o governador Jorginho Mello tem desenvolvido ações em várias áreas do governo para melhorar a infraestrutura das cidades da Serra”, disse o secretário Neiva.

Leia também

Deixe um comentário

11 + 10 =