Obras na Serra do Corvo Branco avançam com três frentes de serviços

Por Luiz Del Moura

Divididas em três segmentos, as obras de pavimentação asfáltica no trecho de 9.4 quilômetros da SC-370, entre Urubici e Grão-Pará, passando pela Serra do Corvo Branco, devem fechar o mês de abril com 32% de execução. A informação é do engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e fiscal na obra do Corvo Branco, Nícolas Negri.

A obra tem neste momento, três frentes de serviços. O primeiro segmento compreende Urubici até o corte da montanha do Corvo Branco, com cerca de cinco quilômetros. O segundo segmento, concentra no corte da montanha, com cerca de 1.4 quilômetros. E o terceiro segmento, entre Grão-Pará até o outro lado do corte da montanha, com cerca de três quilômetros.

No primeiro ano da obra, foi possível avançar apenas 8% devido a situações como estudos de arqueologia e sondagens de solo. Mas desde março do ano passado, a execução avança com novo ritmo e velocidade quatro vezes maior que o primeiro ano. Com a chegada, na última semana, dos primeiros equipamentos para montagem da usina de asfalto no canteiro de obras do segmento um, a previsão é começar a colocação do asfaltamento em no máximo três meses. A baixa capacidade de suporte do solo em alguns pontos, está exigindo reforço de macadame com até um metro e meio de altura.

No segmento dois, além das camadas de macadame, as contenções de solo têm exigido muito trabalho. Como implantação de grampos com perfurações com barras de aço com profundidade de até cinco metros e mais de sete centímetros de concreto. Nas contenções de encostas, são usadas telas de alta resistência, além de barreiras de impacto que evitam grandes desmoronamentos.

A execução exige ainda, algumas obras de arte especiais, como um túnel falso e um viaduto de meia encosta, em pontos que foram afetados pelas fortes chuvas de maio de 2022. Segundo o assessor especial para Serra Catarinense, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), João Cidinei da Silva, a obra do Corvo Branco é uma demanda antiga e que agora começa a sair do papel.

“Minha missão na secretaria é fazer esse elo entre governo do Estado, prefeituras e Câmaras de Vereadores para que obras estruturantes como essa, saiam do papel. O asfaltamento da Serra do Corvo Branco será uma conquista de todos”, afirma João Cidinei da Silva. Ao lado da Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco será em breve, mais um dos cartões postais da Serra Catarinense.

Obra deve estar pronta até 28 de fevereiro de 2026

Fechada desde 10 de março para descer ou subir, a visitação ao corte da montanha na Serra do Corvo Branco ainda é possível, no sistema pare e siga. Mas apenas pelo lado de Urubici. A medida está dando mais agilidade ao andamento dos serviços, mesmo havendo um intenso trânsito de visitação diária.

Nos trechos um e três, toda parte de drenagem está praticamente executada. Sendo que no trecho três, está mais avançada, inclusive com a base pronta aguardando apenas o revestimento asfáltico. Do pé da Serra até o começo do asfalto em Grão-

Pará, cerca de 90% dos serviços de drenagem e terraplenagem já foram finalizados.

No segmento um, está sendo finalizada drenagem para iniciar a colocação de base para pavimentação. No trecho dois, está sendo feita limpeza de vegetação, alargamento de plataforma e precisou inclusive, de detonação com uso de massa expansiva.

A obra está hoje, dentro do cronograma de execução e o término para inauguração oficial está previsto para 28 de fevereiro de 2026. O investimento na obra está previsto R$ 50 milhões, sendo que mais de R$ 15 milhões já foram aplicados.

Texto/fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação | Amures

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