A sessão ordinária desta quarta-feira (23) foi interrompida para que as lideranças do município de Painel, no Planalto Serrano, apresentassem aos parlamentares e sociedade os festejos da Capital Catarinense do Pinhão. A iniciativa partiu do deputado Pepê Collaço (PP).
O resgate das origens campeiras foi destacado pelo secretário de Turismo e Cultura, Ramiro Amorim. “Queremos convidar os catarinenses para conhecer a história do troperismo, os valores culturais passados para as novas gerações. Com a chegada do frio, fica mais agradável aproveitar a dança e a cultura regional nativista.”
Amorim informou que serão distribuídos aos visitantes o pinhão cozido e a paçoca de pinhão, ressaltando que em 2024 a produção chegou a 2,2 milhões de quilos, mais da metade do que é produzido na Serra Catarinense.
Já o vereador Hilário Júnior afirmou que a festa celebra a colheita do pinhão. “Nosso município é o maior produtor de pinhão do Brasil, por isso destacamos o concurso gastronômico a base de pinhão, além dos costumes variados como a dança e as atividades dos CTGs.”
A tradição cultural em Painel, que produz e exporta o pinhão para vários países, mereceu os aplausos de Pepê Collaço. “Propomos a presença dos organizadores do Pinhão Nativo para divulgar e potencializar a festa. Desejamos sucesso e que os agricultores possam seguir produzindo mais este alimento típico.”
Agência AL