Prefeitura instala guard-rail em pontos determinados da avenida Carahá

Por Luiz Del Moura

A Diretoria de Trânsito (Diretran), órgão ligado à Secretaria de Planejamento e Obras da Prefeitura de Lages, está instalando 200 metros de defensa metálica (guard-rail) em três pontos determinados da avenida Belizário Ramos (Carahá), um deles próximo à Associação Empresarial de Lages (ACIL). Neste ponto específico, abrangendo uma curva da avenida, são 70 metros de guard-rail instalado.
Segundo informação do Diretor de Trânsito, Newton Silveira Junior, a Diretran já está com processo licitatório instalado para a compra e instalação de mais 500 metros de defensa metálica na avenida Carahá, sendo que para até o final de 2024 está sendo planejada a instalação de 2.000 metros de defensa metálica ao longo do anel viário da avenida Carahá.
O prefeito Antonio Ceron, durante a vistoria dos trabalhos de instalação dos primeiros 70 metros de guard-rail, deste novo projeto, disse que além da proteção física o equipamento serve com elemento pedagógico para os condutores de veículos, no sentido de terem o devido cuidado ao trafegarem por esta movimentada avenida. “Dados estatísticos demonstram que 98% dos casos de queda de veículos dentro do leito do rio Carahá, ao longo do anel viário, tem por causa a negligência. A velocidade máxima nesta avenida é de 60 km/h e respeitado este limite o trânsito torna-se seguro”, observa o prefeito.
Segundo Newton Silveira Junior, conforme dados da Polícia Militar, 300 mil veículos, por mês, circulam pela avenida Carahá. “Nos últimos 18 meses foram 18 quedas de veículos no leito do rio e destes apenas dois casos ocorreram durante o dia. A maioria dos casos foram à noite e a embriaguez ao volante foi uma das causas constatadas. São recursos próprios da Diretran para um serviço que deverá proporcionar uma maior segurança”, comenta o diretor de Trânsito.

Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Aline Borba

Leia também

Deixe um comentário

onze − nove =