Programa Saúde do Homem Rural atende público do campo em Rio Rufino

Por Luiz Del Moura

Rio Rufino, na serra catarinense, recebeu na última semana o evento do Programa Saúde do Homem Rural, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Urupema, a Prefeitura Municipal de Rio Rufino e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina). A iniciativa, que busca conscientizar os homens do campo sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde, reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre participantes, voluntários e lideranças.

No total, 205 homens foram atendidos, dos quais 42 passaram por exames de toque retal durante consultas urológicas – momentos em que também foram submetidos a avaliações físicas para o exame da próstata.

 A programação também envolveu palestras e consultas com renomados profissionais da área da saúde, como os médicos urologistas Paulino Granzotto e João Pedro Rosado, o educador físico Rafael Wiggers, entre outros. Os temas envolveram câncer de próstata, câncer de pênis, saúde do homem e atividade física, bem como prevenção no uso de agrotóxicos.

O presidente do Sindicato Rural de Urupema, Juvelino Vieira de Sousa, destacou a importância da ação para promover saúde e qualidade de vida à população do campo. Também estiveram presentes o prefeito Erlon Tancredo Costa, a secretaria de Saúde Celia Costa e a supervisora regional do Senar/SC Stephanye Fanton.

Stephanye avaliou o evento de forma positiva ao comentar que o Senar Santa Catarina cumpriu seu papel em levar serviços de saúde, informações e orientações sobre saúde e qualidade de vida. “Os relatos nos mostram que o programa tem contribuído para a adoção de hábitos saudáveis, para a prevenção e para o diagnóstico precoce de doenças, o que é fundamental para aumentar as chances de cura”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisou que a saúde das famílias rurais está entre as prioridades do Senar/SC. “A população rural geralmente tem acesso limitado aos serviços de saúde. Nosso objetivo, tanto com o Programa Saúde do Homem Rural quanto com o Programa Saúde da Mulher Rural, que desenvolvemos anualmente com excelentes resultados, é contribuir para levar informação, saúde e qualidade de vida ao público do campo. Os resultados nos mostram que estamos no caminho certo”.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é promovido pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, as ações atenderam 2.851 homens em 2023 e, desde 2010, contabilizam mais de 15 mil homens participantes.

Leia também

Deixe um comentário

15 + 3 =