Realizada avaliação nutricional em alunos das Unidades Escolares Municipais

Por Luiz Del Moura

Nos últimos meses, a nutricionista da Secretaria de Educação de Anita Garibaldi, Tânia Canani, realizou avaliação do estado nutricional nos alunos de todas as Unidades Escolares da Rede Municipal, contemplando mais de 700 estudantes.

Inicialmente, a nutricionista procedeu a coleta dos dados e a classificação, contendo informações de peso, estatura e IMC – Índice de Massa Corporal de acordo com a idade de cada aluno. Em seguida, a classificação nutricional foi entregue aos pais e responsáveis.

Segundo Tânia, o método utilizado na avaliação foi a antropometria, que pode ser de forma individual ou coletiva. “É considerado um método de baixo custo, não invasivo, útil e amplamente utilizado para identificar distúrbios nutricionais, como obesidade, baixo peso e déficits nutricionais, além de ser objetivo e sensível para detectar precocemente alterações no estado nutricional”, explicou a nutricionista, que é responsável pela alimentação escolar da Rede Municipal.

Conforme a profissional, a classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. “O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas, por exemplo: peso e altura, ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica, por exemplo: peso por idade ou altura por idade”, concluiu Tânia.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anita Garibaldi 

Leia também

Deixe um comentário

dezoito − doze =