Serra Catarinense é representada em missão internacional em Barcelona

Por Luiz Del Moura

Lideranças da Amures participam de agenda voltada à inovação e desenvolvimento urbano

A Serra Catarinense está representada na Missão Internacional Barcelona 2025, que teve início oficial neste domingo (2). O presidente da Amures e prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, a prefeita de Urupema, Cristiane Muniz Pagani Almeida, e o prefeito de Urubici, Leandro Corrêa, integram a comitiva brasileira.

Promovida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), a missão é uma imersão voltada ao desenvolvimento pessoal e profissional de lideranças em Barcelona, uma das cidades mais dinâmicas e inovadoras do mundo.

O encontro tem como objetivo promover conexões estratégicas e o intercâmbio de experiências entre gestores brasileiros e o ecossistema de inovação catalão. “Com o advento da comunicação globalizada, a inovação está muito presente em nosso cotidiano. E são essas experiências que viemos conhecer na Europa”, destacou Pedro Ostetto.

A comitiva foi recebida pela gerente de Relacionamento da Fepese, Maria Luisa Bruciapaglia. Também participam o superintendente da Fundação, Marcelino Ito; a presidente da Uvesc e vereadora de Chapecó, Marcilei Andrea Pezenatto Vignatti; o professor da UFSC, Maurício Fernandes Pereira; o presidente da Fecomércio, Sesc e Senac/SC, Hélio Dagnoni; o deputado federal e secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Alberto Chiodini; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy; e o deputado estadual Tiago Zilli.

Na segunda-feira (3), os participantes foram recebidos no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, em encontro com o chefe do Setor de Promoção Tecnológica e Comercial, Luis Fernando Machado. A agenda incluiu visitas a instituições que transformam o futuro da cidade catalã, como a Barcelona de Serveis Municipals (BSM).

A comitiva foi recepcionada por Albert Ramoneda Ricart, chefe da Área de Parcerias Globais da BSM, e Renata Mitie Sagae Higuchi, técnica do Departamento de Transformação. Eles apresentaram as iniciativas da empresa voltadas à inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão urbana de Barcelona.

Além de prefeitos, a missão reúne deputados, vereadores, empresários, gestores públicos e profissionais de diversas áreas. O evento, que acontece de 1º a 8 de novembro, conta com 67 participantes de todo o país.

No centro da programação está o Smart City Expo World Congress, considerado o principal evento global sobre o futuro das cidades. O congresso reúne mais de 25 mil participantes de 130 países, incluindo autoridades, especialistas e organizações públicas e privadas comprometidas com soluções para os desafios urbanos do século XXI.

A Missão Internacional Barcelona 2025 tem como eixo central o debate sobre mobilidade, energia, meio ambiente, tecnologia, governança e infraestrutura urbana, oferecendo aos participantes acesso às mais recentes inovações voltadas à transformação digital e sustentável das cidades.

Agenda neste dia 4 de novembro

Área Metropolitana de Barcelona (AMB) — 9h30

A missão será recebida pela AMB, entidade responsável pela coordenação de políticas metropolitanas em 36 municípios. A programação inclui apresentações sobre:

* transporte público e seu financiamento;

* cooperação e estrutura institucional;

* planejamento urbanístico;

* gestão de resíduos.

A atividade permitirá avaliar instrumentos de governança e soluções adotadas em escala metropolitana.

Smart City Expo World Congress

Na segunda parte do dia, a delegação inicia sua participação no Smart City Expo World Congress, evento de referência internacional dedicado a inovação urbana, tecnologias aplicadas e modelos de gestão para cidades. A presença no congresso possibilita contato direto com tendências globais e soluções alinhadas aos desafios atuais do setor público e privado.

Texto: Onéris Lopes

Com informações: Lucas Amorim

Fotos: Lucas de Amorim

Assessoria de Comunicação Fepese

Leia também

Deixe um comentário