Serra Catarinense volta a ter conexão aérea com São Paulo

Por Luiz Del Moura

Após um histórico de interrupções, o Aeroporto Regional da Serra Catarinense retoma nesta quinta-feira (27) a ligação aérea com São Paulo. O terminal ficou 23 anos sem operações regulares até que, em março de 2022, a Azul Linhas Aéreas iniciou voos com aeronaves Embraer 195 E1 para Campinas (SP). Três anos depois, em março de 2025, a companhia encerrou as operações em razão do processo de recuperação judicial.

Depois de oito meses sem voos comerciais, um novo ciclo se estabelece com a chegada da Gol Linhas Aéreas, que passa a operar a rota Correia Pinto – Congonhas (SP), utilizando aeronaves Boeing 737 MAX. A retomada é resultado do esforço conjunto das prefeitas de Correia Pinto, Lúcia Ortiz, e de Lages, Carmen Zanotto.

“Este aeroporto representa mais do que uma conexão com o maior centro comercial do Brasil. É a esperança para o desenvolvimento do turismo, do agronegócio e da economia regional como um todo. Ele é e sempre será uma prioridade regional”, destacou a prefeita Lúcia Ortiz, que vistoriou pessoalmente o andamento das obras na tarde desta segunda-feira (24).

Acompanhada do secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, a prefeita foi recebida pelo administrador do aeroporto, Marcio Eduardo Padovan, e percorreu todos os setores do terminal, desde a recepção ao despacho de bagagens e ao pátio de manobras.

O projeto de ampliação e modernização foi elaborado pela equipe de engenharia da Amures e inclui melhorias no terminal de passageiros, seção contra incêndio, sala de controle, setor de despacho de bagagens, raio-X e área de acesso restrito.

A cerimônia de retomada dos voos contará com a presença do governador Jorginho Mello, do assessor de Relações Institucionais da Gol, Alberto Fajerman, do secretário de Estado de Portos e Aeroportos, Beto Martins, e do presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto. O ato está previsto para as 13h30 desta quinta-feira.

O Aeroporto Regional da Serra Catarinense passa agora a atender mais de 50 municípios, abrangendo parte do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e regiões limítrofes do Rio Grande do Sul. A conexão com Congonhas reforçará a competitividade regional ao integrar a Serra Catarinense ao principal polo de negócios do país.

Somente nesta fase de modernização, foram investidos aproximadamente R$ 2,8 milhões, com recursos do deputado estadual Lucas Neves. Com a reativação da rota, o aeroporto se consolida como estrutura estratégica para fortalecer Santa Catarina como um dos estados com maior parque aeroportuário do Brasil.

Texto/fotos: Onéris Lopes

Assessoria de Comunicação Amures

Leia também

Deixe um comentário