Nesta quinta-feira (28), o II Seminário da Atenção Domiciliar de Lages foi palco de um encontro que reuniu mais de 300 participantes no CCJ da Uniplac, incluindo acadêmicos, profissionais da saúde e gestores. O evento, realizado em dois períodos, marcou uma importante iniciativa na área da saúde, contando com a participação online da Coordenadora Geral da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges, que na oportunidade elogiou a equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de Lages, pela sua relevância e importância na realização do seminário.
Durante o evento, várias palestras foram ministradas por profissionais da área, incluindo Tarcísio Aquino, Consultor do programa federal “Melhor em Casa” do Ministério da Saúde, e a médica lageana Maitê Vassen Schurmann, que abordou temas relacionados aos cuidados paliativos.
Para a coordenadora do SAD LAGES, Fabiana Padilha, o evento foi uma oportunidade para divulgar as modalidades de atenção domiciliar oferecidas e explicar como o serviço funciona na cidade. Ela enfatizou o compromisso de sua equipe em atender os pacientes desde o momento em que chegam até o momento da alta, garantindo que retornem aos seus serviços de saúde de maneira adequada.
O SAD foi instituído em Lages no ano de 2019, por meio do programa federal “Melhor em Casa”, sendo gerido pela Secretaria Municipal de Saúde. O Serviço de Atendimento Domiciliar opera em formato de plantão, das 7h da manhã até às 19h, proporcionando conforto às famílias e pacientes que necessitam de internação hospitalar, mas preferem receber cuidados no ambiente acolhedor de seus lares.
Para obter mais informações sobre o SAD Lages e seus serviços, entre em contato pelo telefone (49) 3251-7981. O SAD está localizado na Rua Felipe Schmidt, próximo à Policlínica.
Texto: Thiago Junkes
Fotos: Nilton Wolff