Prefeitura promove escuta e autocuidado durante o Setembro Amarelo

Por Luiz Del Moura

Evento integra profissionais da saúde, comunidade e famílias em atividades de bem-estar emocional

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro) uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo – Campanha Nacional dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida – nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Centenário e da Vila Nova

A ação intitulada “LeveMente: Sentir, Soltar, Curar”, busca criar um ambiente de escuta, empatia e leveza, onde todos possam se sentir vistos, valorizados e acolhidos. Além de promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional, incentivando o autocuidado, o acolhimento e o diálogo aberto sobre sentimentos.

Segundo a secretária da Saúde, Susana Zen, na linha das ações de Setembro Amarelo, a Prefeitura de Lages reforça seu compromisso com a saúde mental da população de nossa cidade. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a saúde da população, mostrando que pedir ajuda é um ato de coragem e cura para a construção de uma comunidade mais empática e resiliente”, pontua.

A programação desenvolvida pela assistente social, Jéssica Araújo e o educador físico, André Lima da equipe multiprofissional das unidades do Vila Nova/Caça e Tiro e Centenário, envolveu conversa, vídeos, dinâmicas e atendimentos voltados à saúde mental, reforçando a importância do diálogo e do cuidado com o bem-estar emocional.

No início da manhã, os pacientes e seus acompanhantes puderam participar da ‘Dinâmica do Abraço’, atividade que promove empatia e conexão social, utilizando o abraço como forma de expressar afeto, solidariedade e acolhimento. Além de participarem da dinâmica: “Libere o que pesa”, ao estourar um balão nomeado com um sentimento difícil ou negativo, o participante recebeu uma mensagem de ressignificação e um pequeno mimo como símbolo de cuidado.

“Ações como essa fortalecem o papel da atenção básica em levar informação, escuta e acolhimento à comunidade. A roda de conversa e os pequenos gestos de acolhimento que realizamos são formas de reforçar que ninguém precisa enfrentar suas dificuldades sozinho, e que pedir ajuda é um passo fundamental para a valorização da vida”, ressalta a assistente social, Jéssica.

A Prefeitura de Lages segue garantindo que essas ações aconteçam, para que a população tenha cada vez mais uma rede de saúde mental fortalecida.

 

Texto e fotos: Silvana Mateus

Leia também

Deixe um comentário