O Secretário Municipal de Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, ressaltou a importância desses novos profissionais em um momento importante para a saúde pública local. “Os novos médicos chegam em um momento muito importante para a saúde pública de Lages. Sabemos da importância da atenção primária, por isso buscamos estratégias para fortalecer ainda mais nossas Unidades de Saúde. Consequentemente melhorando o atendimento à nossa população”, destacou o secretário.
Expansão do quadro médico
O município já conta com cinco profissionais do Programa Mais Médicos, provenientes da primeira leva do programa, que atualmente atendem nas UBS’s. Com a chegada dos 14 novos médicos da nova leva, o quadro médico vinculado ao programa totaliza 19 profissionais. A previsão é de que até março de 2024, mais profissionais reforcem as equipes, ampliando a capacidade de atendimento.
Capacitação intensiva para desafios locais
Antes de iniciarem suas atividades, os médicos passaram por uma semana de capacitação intensiva para se adaptarem às particularidades da comunidade lageana e alinharem suas práticas aos protocolos locais. A preparação não apenas reforça o conhecimento técnico, mas também promove a integração desses profissionais à realidade do município.
Impacto positivo na comunidade
A chegada dos 14 novos médicos não apenas atende a uma demanda urgente, mas promete impactar positivamente a qualidade dos serviços oferecidos à população. Com a alocação estratégica desses profissionais em áreas de grande necessidade, a expectativa é que a oferta de cuidados de saúde seja mais abrangente e eficaz.
Texto e foto: Thiago Junkes