Klabin divulga Resumo Público 2021 do Plano de Manejo Florestal em Santa Catarina

Por Claudio Santos

O documento reúne as iniciativas contínuas adotadas pela empresa em prol do desenvolvimento sustentável e adequado para a preservação da flora e fauna na região

O Resumo Público 2021 do Manejo Florestal da Klabin em Santa Catarina já está disponível para consulta no portal da Companhia, que é a maior produtora de papéis para embalagens do Brasil. O documento traz informações sobre os esforços da empresa para o manejo adequado de suas florestas e suas políticas sociais e de sustentabilidade, assim como reforça o compromisso com o respeito à natureza, aos colaboradores e à sociedade em geral.

Em Santa Catarina, a Companhia administra uma área com cerca de 140 mil hectares, que se estende por 39 municípios do estado, sendo Lages o Polo de Desenvolvimento Social e Econômico. Comprometida com a preservação ambiental, mais de 50% da área administrada pela Klabin na região é destinada à conservação da natureza e aproximadamente 44% são de florestas plantadas.

A divulgação do Resumo Público 2021 permite acesso à informações relevantes da operação da Klabin na região, como sua Política de Sustentabilidade, descrições dos processos operacionais, indicadores ambientais, sociais e econômicos, acompanhamento do manejo florestal nas bacias hidrográficas, assim como ações de proteção ambiental e dados da manutenção da biodiversidade, feita a partir do monitoramento da fauna e da flora regionais. Para mensurar a importância deste trabalho, a Companhia registra a preservação de 872 espécies de flora nativa e 525 espécies de animais, sendo que deste total, 212 espécies de plantas e 411 espécies de animais apresentam algum status de conservação reconhecido por listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

O documento também apresenta resultados do manejo florestal realizado com plantios em mosaico, sistema que mescla áreas de florestas nativas preservadas com florestas plantadas, contribuindo para a preservação de recursos naturais, melhora do potencial de produção das florestas e conservação da biodiversidade por conta da formação de corredores ecológicos, que favorecem a circulação de centenas de espécies de animais silvestres. As ações socioambientais, como o Programa Caiubi, Programa Crescer, Programa de Certificação Florestal para Fornecedores de Madeira, Matas Sociais e Matas Legais também possuem seus resultados registrados no material.

Ainda por meio da divulgação do Resumo Público 2021, a Klabin reforça seu compromisso de longo prazo com a adesão aos princípios e critérios da Forest Stewardship Council® (FSC), certificação concedida à  Unidade Florestal da Klabin em Santa Catarina em 2004. A iniciativa visa a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas em todo o mundo e garante que os plantios florestais da Companhia adotam as melhores práticas socioambientais e econômicas.

Para acessar o Resumo Público 2021 do Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina da Klabin, acesse https://klabin.com.br/negocios-e-produtos/florestal/.

Leia também

Deixe um comentário

3 × um =