São Joaquim prevê ampliação do videomonitoramento para fortalecer a ordem pública e impulsionar o desenvolvimento da cidade

Por Claudio Santos

A cidade de São Joaquim está cada vez mais alinhada com o futuro da ordem pública, ao avançar no desenvolvimento do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0. Em reunião realizada na quinta-feira, 12 de setembro, as Câmaras Técnicas de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, juntamente com Saúde, Educação e Assistência Social, discutiram ações estratégicas que visam a melhoria da qualidade de vida, capacitação profissional e a ampliação do videomonitoramento no município.

Com a vocação turística consolidada e uma população crescente, São Joaquim enfrenta desafios que exigem um planejamento estratégico para garantir a ordem pública e a segurança. A ampliação do sistema de videomonitoramento, proposta durante o encontro, promete cobrir pontos estratégicos da cidade, reforçando a proteção tanto para moradores quanto para turistas que visitam a região.

A Câmara Técnica de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico realizou um levantamento das câmeras de segurança já existentes e as que estão previstas para serem instaladas. Atualmente, o município conta com 10 equipamentos, e outras 23 serão implementadas em breve. Além disso, o projeto prevê a integração das câmeras de estabelecimentos comerciais ao sistema público, ampliando a cobertura de monitoramento.

“Além de melhorar a segurança, a expansão do videomonitoramento oferece vantagens que vão além da proteção imediata. Ela serve como uma ferramenta de prevenção ao crime, permite a rápida identificação de situações de risco e promove o desenvolvimento econômico da cidade, já que a sensação de segurança pode atrair mais turistas e novos investimentos”, destaca a agente de articulação do projeto, Juliana de Oliveira.

Com a ampliação do videomonitoramento, a cidade não apenas fortalece sua infraestrutura de segurança, mas também cria um ambiente mais atrativo para o turismo – uma das principais fontes de renda da região.

Capacitação profissional e inclusão social

Paralelamente, a Câmara Técnica de Saúde, Educação e Assistência Social está trabalhando no mapeamento de jovens, mulheres em situação de vulnerabilidade e pessoas que necessitam de suporte para ingressar no mercado de trabalho. “Estamos criando fluxos de atendimento que começam desde o acolhimento inicial nas unidades de saúde ou na assistência social e seguem até a qualificação profissional, identificando a vocação de cada um para direcioná-los aos cursos apropriados”, explica Juliana Oliveira.

O objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que essas pessoas possam não só encontrar emprego, mas também desenvolver suas habilidades e melhorar a autoestima. O coordenador do Senac na Serra, Adenilson Rodrigues, destacou a importância dessa capacitação: “Estamos definindo como podemos integrar essas pessoas em programas de qualificação profissional, oferecendo cursos que podem mudar suas perspectivas. Estamos prontos para colaborar, trazendo, por exemplo, cursos de oratória para jovens, além de programas em áreas como panificação, especialmente adaptados às demandas locais.”

A capacitação da população e a inclusão de jovens no mercado de trabalho são medidas essenciais para enfrentar problemas como o uso de drogas e a violência, promovendo uma cidade mais segura e com melhores oportunidades.

Por Comunicação Protótipo Alpha || Fotos: Dionata Costa

Leia também

Deixe um comentário

quatro × 5 =